quarta-feira, junho 25, 2008

Crónica de João Castanho (estrofe XI)

E ia assim João deixando-se envelhecer,
sem actos de revolta nem profunda desilusão,
atenuada por três filhos saudáveis a crescer,
que um dia o chorariam inerte num caixão.

Etiquetas: ,

Foto DAQUI. Metodista... das janelas da fé.

Etiquetas: ,

segunda-feira, junho 23, 2008

Tinto Sangue

À porta da adega reúnem-se os comensais.
O Grande Chef tem a mesa posta pelos seus criados,
apóstolos, anjos, autores do mais fantástico romance.
Os esfaimados esquecem-se dos serventes;
regurgitam a refeição entre tinta bebedeira.
Nenhum quer realmente saber da sua morte.

Etiquetas:

domingo, junho 22, 2008

"Absence", de Alex Everitt, 2004. DAQUI

Etiquetas: ,

segunda-feira, junho 16, 2008

Porque é que dizemos "vou para a América"; "para a Ásia"; "para a Europa" e não "vou para a África", mas sim "para África"? Que mística é esta?

domingo, junho 15, 2008

Sabia o estimado leitor que "Tim Osmond" era o nome de Osama Bin Laden enquanto agente da CIA, nos anos 80?

No passado, os políticos ofereciam sonhos de um mundo melhor. Hoje, prometem proteger-nos de pesadelos. No entanto, tal como falsos eram os sonhos, assim são os pesadelos...

Pergunto aos estimados leitores se não se questionam ainda acerca do paradeiro do vilão mais procurado do mundo... Entre muitos factos e documentos que provam a estranha relação entre Bin Laden, a família Bush e a CIA, é sabido, por exemplo, que Osama chegou a passar férias com Bush filho.
É sabido que a família de Osama foi levada confortavelmente - no próprio dia dos ataques de 11 de Setembro, quando o espaço aéreo norte-americano havia sido interditado - num avião para destino incerto, no exterior dos EUA, por motivos de segurança... da família Bin Laden.
É também certo que, quatro dias antes das eleições presidenciais norte-americanas, Osama lançou um vídeo denunciando George W. Bush, garantindo-lhe o segundo mandato, debaixo da ameaça terrorista.
Pois bem, "Tim Osmond" - alguns sites utilizam a grafia do apelido como "Osman" - era o nome de código americano de Osama quando, entre 1979 e 1989, exerceu funções para a CIA. O tratamento que Osama e a sua família receberam no passado e hoje, mesmo depois da ascensão do extremismo islâmico, poderá indiciar a possibilidade de Osama ainda ser um activo.
Sem entrar em especulações desnecessárias, mas sabendo que o que aqui exponho nada tem de novo e que muito há por onde averiguar, volto a recordar os estimados leitores de um texto AQUI publicado há mais de dois anos - anteriormente levado à estampa por um jornal regional cujo nome prefiro não revelar, em duas partes, a 27 de Março de 2004 e a 15 de Maio do mesmo ano -, cujo título se aplica tão bem hoje como então: "Será Bin Laden o actor mais bem pago de Hollywood?"

Etiquetas: , , , , , ,

sábado, junho 14, 2008

Santo António já se acabou, mas para o ano há mais

Festa de Santo António na Bica, Lisboa, madrugada de 13 de Junho de 2008

Como há UM e DOIS anos, o Caderno de Corda assume o revivalismo e a tradição que também o qualificam, na doce rememoração das incidências que enlaçam e sedimentam afectos, trazendo e preservando memórias. Tem sido, pois, tradição a presença regular na incomparável noite lisboeta de Santo António, sempre marcada pelo reencontro com o meu velho Irmão Kaiser.
Este ano, há duas noites atrás, após a peripécia da subida à Bica, com os irmãos Tomás, Pinto, Joana e Rute, lá chegámos finalmente ao local onde com o "X" César teria marcado o spot. Falhei a esquina, mas o César fez, em missão de resgate, os últimos 100 metros por entre a mole humana.
Porque, se nada suceder que o impossibilite, faremos desta festa um encontro anual a cumprir religiosamente, abri no Caderno de Corda a etiqueta "Festas de Santo António", para que muitos posts assim rotulados se somem nos anos vindouros. Aquele abraço, meus Irmãos.

Quatro da vida airada: César, eu, Pinto e Tomás

Fotos: Ricardo Tomás

Etiquetas: , , , , ,

quinta-feira, junho 12, 2008

Nos quartos em dois jogos apenas

Genebra, 11 Junho - Deco foi o escolhido para figurar no Caderno de Corda, num instantâneo do jogo de ontem entre Portugal e República Checa (3-1). Esta é a jogada de insistência que resultou no primeiro golo da partida, após tabela entre Nuno Gomes e Cristiano Ronaldo. Apesar do nosso 20 ter sido, na minha opinião, o melhor em campo, foi Ronaldo quem levou o prémio para casa, a juntar às dezenas que exibe na sua sala de troféus. Deco, Ronaldo e Quaresma foram os marcadores, vingando o chapéu antológico do grande Poborsky, em 96... Contra uma excelente equipa, Portugal fez o mais difícil parecer fácil - manietar o adversário, com poucas excepções no jogo aéreo... Isto no dia em que se soube que está perto do fim a era dourada de Scolari, que iniciará funções no Chelsea a 1 de Julho próximo. Saia campeão da Europa!
Foto DAQUI

Etiquetas: , , ,

terça-feira, junho 10, 2008

Genebra, 7 de Junho - Raul Meireles, autor do segundo golo português frente à Turquia, festeja com João Moutinho, o assistente em rodopio. Portugal deu um banho de bola. Com entrada auspiciosa no Euro'2008, a vitória, por 2-0, é curta para o domínio total dos portugueses, num jogo em que não se viu Turquia.
Foto DAQUI

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, junho 09, 2008

Silenciando o fatalismo

Afazeres "suplementares" - aqui, como adjectivo figurativo do físico, folheável e ilustrado substantivo masculino donde deriva, se semiologicamente correcto fosse - não me permitem a terapêutica prática blogosférica... Como há quatro e há dois anos, teria gosto em acompanhar proximamente todos os triunfantes passos da nossa Selecção no Caderno de Corda. Já falhei a crónica turca, com pena minha... Just for the record, 2-0 e três "quases" nos postes.
Adiante, talvez esteja a silenciar o oracular fatalismo da portugalidade em mim entranhada ao tutano, mas com esperança de que pode ser desta. Talvez a engula e remoa este ano de vez, libertando o estrangulado grito da vitória. Ao jeito de há quase dois anos, quando regressámos do Mundial, eu termino hoje como então titulei ESTE post, com a simples e simplista frase "It's just a football game, but I like it".

Etiquetas: , , , , ,

sexta-feira, junho 06, 2008

Convosco, guerreiros

Neuchâtel, 3 Junho - Cerca de 12 mil adeptos (a esmagadora maioria do quais emigrantes portugueses) encheram o Estádio La Maladière, durante um treino, e não se pouparam no apoio aos craques da Selecção Nacional que preparam a estreia no Europeu.
Foto e legenda DAQUI

Etiquetas: , , ,

quinta-feira, junho 05, 2008

Eu Vou, com o alto patrocínio do Rato do Deserto

Hoje, graças à magnânime benignidade do meu querido amigo T., o "Rato do Deserto" blogosférico, vou poder ver Metallica pela terceira vez, no Rock in Rio, depois de Alvalade e Restelo. Contra os gaviões capitalistas mas pela música, que nos une uma vez mais. Daqui, aquele abraço ao T. And nothing else matters.

Etiquetas: , , , ,

segunda-feira, junho 02, 2008

Encomendar o livro "Pôr a Escrita em Noite" via Internet

O primeiro livro deste que vos escreve pode finalmente ser encomendado através da Internet, no site da Corpos Editora, mais propriamente AQUI. Porque se aguarda ainda a colocação em Lisboa, sugiro aos estimados leitores que não puderam, por vicissitudes várias, estar presentes no lançamento ou adquirir o livro entretanto, para que o façam acedendo ao link que AQUI publico.

Etiquetas: , , ,

domingo, junho 01, 2008

Junho era Verão, não era?

Etiquetas: