sábado, março 27, 2010

Cinco anos de Caderno de Corda

Bem tentei explicar ao John Lennon que o raio do nome do blogue é "cke-ther-no the korda" e não "kaserdecop", mas eram os Beatles e eu, pronto, tá bem...

A vez das crianças. Cerveja, sangria e... leite em pó. O Caderno de Corda chegou definitivamente à segunda geração. Trata-se claramente de um blogue do futuro! Este post singelo é para os meninos. E, apesar de termos sido abençoados pela presença de três meninas, reafirmo "meninos" em homenagem ao Henrique, que não veio por ter viajado para o Algarve, onde disputaria um torneio internacional de futebol envergando a camisola do Sport Lisboa e Benfica. Força, Henrique!

A Sara e o Paulo vão trazer mais uma luz brilhante às suas e às nossas vidas, e a nossa Carolina vai ser baptizada daqui a umas horas. O Paulo é o padrinho. A escolha não podia ser melhor. Comovente.

Este ano cordiano, iniciado e findo a 27 de Março, será certamente de realizações. Gustavo, para a semana! E para o ano fazemos o cadavre-exquis! N'est-ce pas, Rui?

Mais que tudo quero ter
pé bem firme em leve dança,
com todo o saber de adulto,
todo o brincar de criança.

Agostinho da Silva

Etiquetas: , , , , , ,

Anno V - O Jantar

Tremida, mas a foto que melhor simboliza o Anno V do Caderno de Corda, graças ao Graça. Como sempre, perfeitamente aleatórios, os nomes de amigos queridos: Rute e Bruno Tomás, João Carlos (para o ano, espera-se, com a Rita), Rui Almeida, Gustavo Silva, César Silveira, Carolina, Margarida, Joana e Ricardo Pinto, eu, Constança, Sara e Paulo Amaral.

Quinto ano cordiano. Ano de promessas por cumprir. No prazo traçado não houve lançamento de EP, não houve livro e o cabeçalho vai manter-se exactamente como está, por alguns dias, com a anotação final do Anno IV, até que o tempo me sobre para promover devidas alterações, ou uma mera actualização.
O Jantar foi tão bom que os comensais e os estimados leitores merecem a contrição e a certeza de que este não se esquece de promessas, e muito menos da Amizade! Up-lá-ho! A palavra necessária e recorrente: Amizade. No fundo, já foi dito: que belo pretexto este para... estarmos. Isso mesmo: simplesmente estarmos.
Nisto, tudo são boas notícias. O livro vai sair, assim me seja entregue a nota introdutória - esta quarta-feira, espero -, e tudo farei para que o EP também, mas, como alguns saberão, não estou sozinho nesse barco. E ainda bem. Sempre ainda bem. Don't Give Up. Arms raised in a V! Nesta perspectiva, o cabeçalho continua a fazer todo o sentido.
O Ricardo Tomás voltou a ser ausência notada, mas fê-lo em nome do rock n´roll... Ao Trigo desejo as melhoras do Miguelito, que há-de vir para brincar com as meninas - o Miguelito é bom partido! O Pimenta esteve em dúvida, e ainda não foi desta que regressou - bem-vindas sejam a Clarinha e a Sara.
Admito que este é seguramente o mais telegráfico e menos poético de todos os posts d' O Jantar, mas, mais uma vez, a justificação plausível: o baptizado da Carolina, amanhã, às 13 horas. Logo, tenho de correr. Dormir depressa - um conceito muito interessante.
Cheguei há pouco a casa. Depois da despedida, eu e o Rui deambulámos novamente por aí, e fomos beber Água das Pedras. Correcção: o Rui bebeu Frize de limão, se não me engano. Estivemos à porta da Amália, do Camões e... do Barahona. Ah!, e do Gago. O Torel estava fechado - as três entradas possíveis. Cada dia que passa tenho menos liberdade. Já não posso ir ao Torel de madrugada.
A história repete-se e a Valenciana mais inflacionada ainda. Já há um ano se escrevia isso. Nada que nos demova. No mesmo sítio, à mesma hora. ASSIM foi. Assim seja.

Etiquetas: , , , , , ,

terça-feira, março 23, 2010

Um Outro

Não sou eu.
Eu não sou eu.
Vou onde quiser,
mas quando vou deixo-me ficar
na ideia de ir indo
e deixo de ser eu,
o que ia onde quisesse,
e sou uma espécie de capricho
daquele que há pouco foi
e que agora caminha
com as minhas pernas
para onde quis ir.

Etiquetas:

segunda-feira, março 22, 2010

Anno V - O Jantar (convocatória)

Eis a ainda atempada convocatória para O Jantar de amigos e estimados leitores do Caderno de Corda no mítico restaurante-churrasqueira "A Valenciana", em Campolide, às 20 horas do próximo dia 26 de Março, sexta-feira, como tem sucedido.
Apesar da publicação desacelerada e de alguns feitos por materializar, a História repete-se e reedita-se sobre sólidos alicerces, mesmo dia, hora e local ano após ano. O V jantar anual comemorativo do aniversário deste blogue é, antes de mais, como já tive oportunidade de escrever, o jantar pretextual da exaltação da amizade.
Pelo quinto ano consecutivo, teremos à mesa o melhor frango de churrasco de Lisboa, aquele incomparável preparado de "relva", boas vibrações e o que de mais vier por bem. Importante é constatar que nós não desistimos, muito menos da Amizade. Veja-se na caixa de comentário do post de 16 de Março de 2005 - “Anno I – Exortação aos estimados leitores” como tudo começou. ASSIM foi. Assim seja.

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, março 09, 2010

Olhos Caninos ao Fundo da Cama

Tenho há pacientes minutos a caneta apontada sobre o canto superior esquerdo da folha de papel. O olhar esteve perdido em pontos indefinidos de um horizonte que perpassa a televisão, a mobília, o aquecedor a óleo, a parede, a rua lá fora.
Mas dois olhos negros perscrutantes, curiosos e caninos, ao fundo da cama, interpretando atentamente a minha estranha ausência, revelam mais perspicácia, inteligência e poesia do que eu saberia escrever. As pessoas têm o terrível hábito de pestanejar demasiado. E perdem o instante.
A Jane Simmons

Etiquetas: , , , ,

sexta-feira, março 05, 2010

Estreia - clip de "Good Hunters" (Youthless), com participações especiais...

Foi divulgado hoje o vídeo de "Good Hunters", dos meus queridos e velhos amigos Youthless (Sebastiano Ferranti e Alex Klimovitsky), ex-Three and a Quarter. Por várias razões, não podia deixar de publicar aqui o videoclip, até porque aparece por lá um tipo tão parecido comigo... Keep on rockin' in the free world, guys!

Etiquetas: , , ,