quinta-feira, março 27, 2014

Anno IX - O Jantar



Mantendo a semi-aleatoriedade tradicional da legenda, eis o 11 inicial que literalmente comeu a relva n' O Jantar cordiano de 9.º aniversário: Ricardo Pinto, Ricardo Girão, Rui Pina, Hugo Dantas, João Barroso, Miguel Leão Miranda, Hugo Simões, João Trigo, Gustavo Silva, Carlos Nunes e João Pimenta.


Corria o anno de 2006 quando Gustavo Silva, Patrono d’O Jantar, convocou, na caixa de comentário do post de 16 de Março de 2006 - “Anno I – Exortação aos estimados leitores” -, um jantar sob pretexto da celebração do primeiro aniversário (27 de Março) do Caderno de Corda.   
Passaram-se nove anos desde a criação deste blogue, inicialmente dedicado à publicação de poesia pueril e adolescente que estava guardada na gaveta, mas apenas sete jantares se realizaram – o sexto e o sétimo anos registaram excepções justificadas. 
Já alguma coisa foi escrita antes, durante as madrugadas pós-Jantar, e parte disso já nem as tags contêm. Ao fim de nove anos de posts neste dia, sobre este tema, a alternativa é consultar os arquivos mensais de antanho se quisermos recordar os respectivos jantares.
Penso em vocês, no que escrever, e vêm-me à memória os Irmãos Ricardo e Bruno Tomás, que hoje perderam uma avó. Para eles a para a família, Aquele Abraço de todos os presentes. Estiveram no nosso pensamento.
Quero sempre dar-vos palavras novas para dizer o óbvio, o genuíno. Ainda que a metáfora seja pobre e eu esteja estafado, sinto-me com o depósito cheio – e não é de frango nem esparregado, se bem que aquela travessa anacorética de relva fria, cheia a dois terços, me tenha deixado com remorsos.
Isto é, pois, como anteriores textos comemorativos do aniversário cordiano, escrito no fio da navalha, mas com o coração cheio. Faltou pela primeira vez, por motivo de força maior, o Comensal-Mor de Maconge, indefectível titularíssimo César da Silveira, mas tivemos reforços de luxo com as saudadas presenças dos muito estimados Ricardo Girão, Rui Pina, Hugo Dantas e João Barroso. Em dúvida estiveram muitos outros Amigos, alguns dos quais reincidentes n' O Jantar, como o Felipe Gomes, o João Graça, o Rui Almeida, o Paulo Amaral ou o Bruno Sardo, a quem deixo Aquele Abraço e, desde já, o convite para o próximo ano.
Pegando em algumas palavras já aqui escritas antes pela mesma ocasião, julgo ser importante relevar que estabelecemos efectivamente pontes mais próximas, abraçando pretextos para a celebração da Amizade. O nosso Jantar transcende a liça cibernética, resgatando a mais tangível realidade dos afectos - jantar que é igualmente um feito de todos, muito além da mera celebração do aniversário deste blogue. A efeméride não pode passar sem concretização à mesa; o Caderno de Corda não se pode fazer sem isto.
Sem que tenha consultado o Borda d’ Água, quero deixar desde já um desafio aos Comensais: quando O Jantar se realize numa sexta-feira ou num sábado, devem os estimados confrades prolongar a saída nocturna para um copo em ambiente aprazível, propício à conversação e à troca de ideias. Enternecem imensamente este que vos escreve e na mesma medida honram este blogue, mas isto é tudo, realmente, acerca de nós e das coisas simples que sabemos sem saber.
O Caderno de Corda promete, para breve, a publicação de novas canções, e tem na manga um projecto que, se tudo correr bem, demore o tempo que demorar, será também um projecto vosso, especialmente daqueles que tenham dedo (ou dez) para a música, para a lírica ou para as artes visuais e performativas. E com isto apercebo-me de que, mais uma vez, não fomos surpreendidos por bailarinas exóticas.
Como sempre nesta ocasião, o cabeçalho do Caderno de Corda está agora actualizado, podendo ler-se, no final da animação, Anno IX.

Daqui a exactamente um ano, no mesmo sítio, à mesma hora. 

ASSIM foi. Assim seja.

Como sempre, O Jantar teve lugar no restaurante-churrasqueira A Valenciana, em Campolide

N.b. - A derrota por 1-0 do Sport Lisboa e Benfica perante o Porto na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, jogada nas Antas, não passaria de um elemento de crónica lateral, tendo em conta que, na Luz, a história do jogo será outra. No entanto, é absolutamente indispensável a referência ao jogo, sendo verdade que, não havendo televisor na sala habitual d’A Valenciana onde sempre se realizou O Jantar, a equipa do restaurante desenvolveu, com assinalável gentileza, todos os esforços para que os Comensais Cordianos pudessem, numa sala disponibilizada exclusivamente para o efeito, ver o jogo. Para tal, a gerência d’A Valenciana procedeu à contratação de um electricista que, na manhã do próprio dia, estabeleceu as ligações necessárias.

'Té já.

Etiquetas: , , , , ,

sábado, março 22, 2014

Anno IX - O Jantar (convocatória)

E ao nono ano publica este blogue, mais uma vez, a convocatória para O Jantar do Caderno de Corda. Cumpre-se assim a formalidade de manter-se o devido registo na casa-mãe, sendo certo que o Caderno de Corda tem, de há cerca de um ano a esta parte, a respectiva página de Facebook. Como sempre, O Jantar, que se realiza invariavelmente no restaurante A Valenciana, é de participação totalmente livre e dedicado aos meus indefectíveis Irmãos cordianos, pensando também nos estimados leitores, fisicamente distantes, ou nem por isso. São igualmente bem-vindos portadores de instrumentos musicais e bailarinas exóticas. Note-se que O Jantar se realiza sempre a dia 26 para que, a 27, dia de aniversário, o Caderno de Corda se apresente devidamente engalanado.

Etiquetas: , , ,

Explaining the usage of the 5 most important synthesis modules: Oscillator, Filter, Amplifier, Envelope, and LFO - Introduction to Music Production (Berklee College of Music), Assignment 6

Quarta apresentação no Prezi; sexta semana do curso "Introduction to Music Production" (Berklee/Coursera), leccionado por Loudon Stearns. Uma aula simplificada contendo explicações sobre a utilização complexa (!) dos cinco módulos de síntese mais importantes: oscilador, filtro, amplificaror, envelope e LFO. Let's keep on learning in the free world!

Etiquetas: , , , , ,

Demonstrating two of the three types of modulated short delay effects (flanger, phaser, chorus) on Boss BR-800 - Introduction to Music Production (Berklee College of Music), Assignment 5


Just for the record, este foi o resultado possível do "assignment" da minha quinta semana do curso "Introduction to Music Production" (Berklee/Coursera) - um dos vários cursos que tenho em... curso, além de outros que já concretizei. Mais uma vez, recomendo vivamente o Coursera.

This is my fifth assignment for the Introduction to Music Production course, run by Berklee College of Music and Coursera, administred by the Professor Loudon Stearns. I chose to elaborate on the topic "Demonstrate two of the three types of modulated short delay effects (flanger, phaser, chorus). Describe how they function and what they are best used for. Be sure to describe the Delay Time, LFO, Feedback and Dry/Wet sections". For that effect I used the Boss BR-800 8-track digital recorder and the electro-acoustic Ibanez EWC30 guitar. Lacking the time, I basically experimented with it in a very simplistic way. Rock on. Let's keep on learning in the free world! :)

Etiquetas: , , , , ,