Novidades brevemente...
Como já havia escrito, só libertarei o Caderno de Corda do grilhão que o mantém cativo e vigilante quando nada mais houver a escrever sobre o caso de plágio que deteve, nos últimos 25 dias, o espírito deste blogue.
Abaixo está o texto que deve ser subscrito e enviado ao Provedor do Telespectador da RTP, Paquete de Oliveira.
Etiquetas: Plagius Maximus
8 Comments:
e muito bem!... eu prometo tb ir reavivando a questão com posts regulares lá pelas bandas do "quintus"!
:)
Obrigado, Rui! Surpresa agradável.
Um abraço fraterno
Caros ciber-companheiros,
Direitos de autor são direitos de autor, aqui, na 5 de Outubro, no Parque das nações ...ou, não direi na China - porque não é uma democracia..., embora às vezes a ditas democracia se comportem de forma mais vergonhosa e lamentável.
O Macroscópio referenciou mais este lamentável episódio, mas ainda a procissão vai no adro.
Já agora, lembram-se do caso Trent Lott???
O Jumento (que talvez seja o melhor blog nacional) ainda antes do Verão enfatisou esse problema.
O Macro tem-se dedicado à sistematização duma forma algo científica aquilo a que poderei designar por Sociologia da blogosfera, um novo ramo da teoria (geral) da informação.
A resposta da RTP fez-me lembrar a resposta que a Srª Rice deu a Portugal pela alegada violação do espaço aéreo português para transportar terroristas à margem da lei.
Afinal, a Democracia também comporta perigos, apesar de não se poder ser complacente com o terrorismo que hoje opera em rede no rizoma, como certas omissões cirúrgicas às fontes donde certos jornalistas pacóvios e mal intencionados esbulham informação sem a devida citação da fonte. Nuns casos é por maldade, noutros por pura estupidez e soberba, mas na maioria fazem-no por pura má fé.
Certos directores de revistas e jornais dão instruções aos seus jornalistas para não citarem blogs, pois assim pensam vender mais uns jornais nas bancas... Eis o raciocínio padrão do jornalismo de poltrona, como lhe tenho chamando, ante a emergência da blogosgera.
O Macroscópio já foi alvo disso, ainda q de forma subtil, mas quem sabe hermeneutica, semântica e português apanha esses ladrõezecos de trazer por casa em 2 tempos, alguns dos quais nem a língua de Camões sabem articular.E outros levaram 7 anos para concluir uma licenciatura de 5. E outros são burros por natureza, e muitos deles foram para a RTP.
Best Regards
RPMatos
Macroscopio
Caro RPM,
o seu comentário é digno de reflexão, bem como o Macroscópio exige leitura atenta. Muito obrigado. Juntos faremos a diferença.
Um abraço fraterno
Meu Caro Davi Reis,
Aquilo que você sentiu agora já eu eu passei "n" vezes, de forma menos explicita, mais camuflada e menos mediática. E nem sequer são as interpretações políticas e/ou sociológicas do Loose Change, que no seu caso apenas representam um pretexto.
Mas a articulação de certos argumentos, formulação de certas hipóteses ou ideias são hoje objecto de múltiplas violentações, aliás, a Academia está repleta desses vermes q não pensam coisa nenhuma, antes dedicam-se à banditagem, ao pishing, ao esbulho intelectual..
O senhor não me conhece, mas talvez não fosse má ideia ler algumas das coisinhas q tenho escrito sobre o que é a blogosfera. E não é a vaidade pessoal q me anima a dizer-lhe isto aqui. Mas verá que n perderá tempo.
Aqui apenas estou sendo solidário consigo.Nada mais. Consigo e com um ideal de Justiça e de Liberdade que persigo.
Mas logo à noite eu sei, ou presumo, que mais 1200 pessoas vão ler a sua história, eu apenas contribuo com uma pequena parte.
O resto será feito pela justiça entre os homens.
Pense bem no que vai fazer, ou melhor reflicta. Porque reflectir tb é um acto de cidadania.E os actos de cidadania regra geral podem culminar em actos de Justiça.
E quero desde já dizer-lhe que me estou completamente a barimbar para os links que a República de citações em Portugal faz neste meio canalha e ciber-virtual em que navegamos, pois tenho a noção clara de ser um dos autores de um blog mais mais estruturados no ciber-espaço nacional.
E nem sequer é a vaidade ou soberba que me anima a dizê-lo, são outros valores que, se quiser, poderá descobrir.
Apenas lhe quero dizer que este meio da blogosfera ainda tem uma conduta mais execrável entre si do que a RTP teve para consigo.
Por isso, caldos de galinha..
Boa sorte
RPMatos
Macro
Caro RPM,
prometo dispensar largos minutos (se não mais; os possíveis) à leitura dos quatro blogues que "administra". Tocam, indistintamente, em muitos pontos que me são sensíveis.
Caldos de galinha!...
Um abraço
Não sei se será da minha vista, mas não encontro aqui a página com o texto pirateado, que a RTP apagou entretanto.
Bem, se não havia, agora já há: http://apdeites.cedilha.com/plagius/RTP-EPG.htm.
Para efeitos de controlo, apenas acrescentei contador de acessos naquela página.
Se afinal havia ficheiro de "cache", é favor ignorar esta mensagem.
JPG,
sem o seu comentário eu desconheceria o importantíssimo contributo do Apdeites. É verdade que a página havia sido eliminada após conhecimento dos responsáveis da RTP. O JPG resolveu o problema da prova. Justiça lhe seja feita. Tão louvável atitude merece post!... em breve.
Um abraço fraterno!
Enviar um comentário
<< Home