Plagius Maximus
Aquilo que escolhemos, enquanto bloggers, partilhar com o mundo, poderá sempre ser usado por terceiros, interessados nessas ideias. Mas é errada a não atribuição ao autor ou, pior, a tentativa dissimulada de fazer com que as ideias pareçam decorrer do pensamento de quem meramente as transcreve.
A citação e o plágio podem tornar-se difíceis de discriminar na blogosfera, mas a quantidade de meios ao dispor dos utilizadores desta maravilhosa "janela" permitem estar a par do que se passa nos recantos mais longínquos da teia... ou mais próximos.
Recentemente, o Caderno de Corda viveu a desagradável experiência de ter visto transcrito, ipsis verbis, na página da RTP na Internet, um texto seu. No entanto, nada junto dessa transcrição o fazia crer, ou seja, para todos os efeitos, o texto seria da autoria de algum funcionário da RTP...
O protesto que Davi Reis fez chegar ao Provedor do Telespectador, Paquete de Oliveira, ficou sem resposta. Pensamos que, enquanto bloggers, esta situação diz respeito a todos. Nesse sentido, propomos o envio ao Provedor de um e-mail com um texto padrão, a publicar oportunamente n' A Sombra e no Caderno de Corda, pedindo uma resposta sobre esta matéria, isto é, perguntando-lhe se não considera importante a sua mediação numa situação com esta gravidade, a ponto de não se dignar responder ao lesado.
Caso não obtenhamos resposta oportuna, deveremos tomar outras medidas, das quais falaremos então. Os leitores da blogosfera, mesmo não sendo bloggers, podem e devem juntar-se a esta campanha. Não suportaremos em silêncio este tipo de roubo de propriedade intelectual, especialmente se com fins lucrativos.
Ao publicarmos o texto, daremos conta do procedimento para que a acção seja concertada e tenha o impacto máximo. Não importa se duas, seis ou 100 pessoas irão aderir a esta iniciativa. Importa sim mostrar a nossa indignação a uma estação que tem por finalidade servir o público e não roubá-lo.
n.b. - Este texto, redigido a quatro mãos, é publicado em simultâneo pelo Caderno de Corda e pel' A Sombra. A imagem-ícone desta entrada é uma montagem de Rui Semblano, produzida expressamente para a ocasião. Aos que decidirem juntar-se a nós no próximo domingo, quando será dado o primeiro passo, os meus agradecimentos.
Etiquetas: Plagius Maximus
21 Comments:
Bem... contando comigo, já somos três.
V
Um abraço.
Quatro
E agora é Domingo que parece que não chega...
;)
V,
RS
Mais um. Podes contar comigo Davi!
V
Um Abraço,
Outsider
Caro Davi, tomei a liberdade de publicar este comunicado no meu blog, de forma a publicitar esta iniciativa para o dia 8.
Muito Obrigado.
Um Abraço,
Outsider
Caro Davi,
Estou chocada com o que lhe aconteceu e queria associar-me. Fui ler o seu post e fui à rtp. Acontece que já tiraram de lá o que quer que fosse plágio. Diz apenas: «Um documentário controverso e inquietante sobre o 11 de Setembro
Loose Change é um documentário sobre o 11 de Setembro
Escrito e realizado por Dylan Avery apresenta possíveis explicações sobre o que realmente aconteceu a 11 de Setembro de 2001.»
Parece que o seu mail teve efeito!
Obrigada, em nome dos que ainda não foram plagiados (ou não descobriram que o foram).
Não sei se pensa fazer algum acerto ao seu comunicado, agora que já retiraram o texto plagiado do site. Na minha modesta opinião, a «manifestação» devia manter-se.
Cumprimentos
Já coloquei um post no meu blogue a apelar à participação de todos.
E Cálicles... seria hedonista, pois então!
:)
A cavalaria parece sempre chegar atrasada. Conta comigo.
À luta!
Bem, sou pequenote e bastante desconhecido, por isso é capaz de ser V de venha a "poneiaria" ou "potraria" do que a cavalaria.
Piada seca :P
Abraço!
Eu quero assinar uma petição!
Já tenho a "pena" pronta para o nome e para o numero do BI!
"Vergonhoso" é o singelo termo para classificação qualitativa desta estória...
Davi, estou contigo e com todos vós.
O abraço
fui
Caro Davi
Já tinha manifestado o meu apoio ao Rui pessoalmente e também na "Sombra". Aqui fica também no "Caderno..." a manifestação do nosso total e mais icondicional apoio por esta causa. Gostava de saber se posso transcrever o artigo e publicá-lo nos nossos "blogues". Muito obrigado pela visita ao "Boassas". Um abraço e até breve.
A direcção da APOBO
Manuel da Cerveira Pinto
Já avisei a Xantipa sobre a informação incorrecta que colocou no seu blog, sobre o Comunicado ser o texto padrão, o que é confuso.
Recordo aqui que o texto padrão a enviar ao Provedor do Telespectador a 8 de Outubro, Domingo próximo, será publicado em simultâneo n'A Sombra e neste Caderno de Corda, junto com instruções para a acção conjunta.
Adianto a hora de publicação do referido texto padrão:
Zero Horas de dia 8 (noite de Sábado para Domingo).
Um abraço a todos e um especial obrigado à Adriana (Xantipa) pela força! (E que ímpeto!)
V.
RS
Caro Rui
Ficamos então a aguardar (ansiosamente) por dia 8...
Obrigado e até breve
V.
O fenómeno dos blogs teve e tem um impacto profundo na actual sociedade da comunicação. Abriu-se finalmente um espaço de comunicação que permite a todos quantos desejarem, escrever, comentar, partilhar, criar. Há espaço para tudo e para todos. O caso de plágio da RTP ao Caderno de Corda abre um debate acerca da protecção dos direitos autorais dos blogers. Afirmo a minha total solidariedade para com este movimento. Venha daí a carta que eu assino.
Fabrícia Pereira
Não chega a RTP retirar o artigo plagiado. Espera-se muito mais de uma televisão pública, mesmo que seja o reconhecimento de um erro. Estou certo que os seus leitores e telespectadores aceitariam melhor um acto de humildade da sua estação televisiva do que esta atitude de arrogância.
Sendo assim é mais um para assinar o comunicado.
RM
Em arrasto de tartaruga a decrescente contagem deixa antever já um fio de luz, embora longínquo, no final deste conturbado túnel.
A retirada de cena do famigerado texto, sendo um bom sinal, carece de explicação aos seus leitores no mesmo espaço e obviamente, um pedido de desculpa ao Davi.
Um abraço e até logo.
V
Pá,
já passa da meia-noite!
Estou sentado no terraço à espera da abertura da "1812"!
Bem… já vi que a pontualidade britânica, não mora para estes lados.
Ok, brincadeira. Já volto.
Um abraço.
Adianta-se, para já, ter havido um sério desenvolvimento, que altera por momentos a publicação do próximo post.
Obrigado, companheiros!
Após publicação dos dois últimos posts (8/10), está justificada a demora. A partir deste momento, a causa está nas Vossas mãos. Muito obrigado a todos e aos que durante a semana virão. O vosso apoio sensibilizou-me.
Um forte abraço, companheiros!
V
Podes contar com o meu apoio... Vai dando indicações:)
Abraço
Enviar um comentário
<< Home