terça-feira, maio 22, 2007

Poder-se-ia dizer que o Cristianismo foi, por Paulo, o Marketing Mix do Judaísmo para exportação?

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Paulo quase que andou à trolha com Pedro mas foi um apoiante incondicional da globalização... da religião e não é que conseguiu! Daí ser o único a ser considerado Apóstolo mas que nunca na sua vida teve a oportunidade de privar com Cristo

terça-feira, maio 22, 2007 3:04:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Vejo que apanhaste a ideia... De ti não esperava outra coisa... Mas escrevi o que escrevi em tom de crítica... Do politeísmo ao monoteísmo, com milhões de mortos e alta política pelo meio, permanece a dúvida: um só Deus não será um Deus a mais? Sabes que acredito em algo, mas não aceito que me digam como nem no que acreditar... Quer queiramos quer não, o simples facto de Paulo ter suprimido algumas das proibições judaicas - como, por exemplo, ter alargado a dieta hebraica -, tornou o Cristianismo, enquanto subproduto do Judaísmo, muito mais fácil de gostar. O que te digo é que antes do McDonalds houve um franchise muito mais poderoso... e chegou aos dias de hoje!

Aquele abraço

terça-feira, maio 22, 2007 5:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois, tens razão. E ainda por cima nem foram os judeus responsáveis pela globalização da religião cristã, foram dois romanos (S.Paulo e o Imperador Constantino)este último sim o verdadeiro agente da metamorfose cristã, através do concílio que promoveu sensivelmente trezentos anos após Cristo ter nascido.Agora quanto à acção de S. Paulo foi muito positiva, se o cristianismo tivesse sido difundido com as tradições judaicas, com caraças, andavamos circuncizados e tinhamos as mulheres submetidas ao chefe de família.

terça-feira, maio 22, 2007 6:46:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Mas... quem te disse que eu não sou circuncidado?

:-)

Aquele!

terça-feira, maio 22, 2007 6:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O problema não é Deus, mas a Igreja.

quarta-feira, maio 23, 2007 10:15:00 da manhã  
Blogger Davi Reis said...

Até aí já eu tinha chegado... O que é Deus afinal? Diria mesmo que o problema são os homens! As pedras vivas, certo?

quarta-feira, maio 23, 2007 10:22:00 da manhã  
Blogger Arnaldo Lemos said...

Deus foi criado pelo Homem para explicar os fenómenos da natureza. Logo Deus=Natureza

quarta-feira, maio 23, 2007 9:22:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

A ciência é que explica os fenómenos da natureza, Arnaldo...

quinta-feira, maio 24, 2007 1:03:00 da manhã  
Blogger TONE said...

Qual quê...
Querem saber o quê, acerca de que fenómeno?
Perguntem ao TONE!!!

"Eu é que sou o Presidente..."

O abraço
fui

quinta-feira, maio 24, 2007 5:03:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

You're the man, my man!

Um por todos; todos por um!

Aquele abraço!

quinta-feira, maio 24, 2007 5:42:00 da tarde  
Blogger Arnaldo Lemos said...

Davi, Deus foi criado muito antes da ciência...

sábado, maio 26, 2007 9:32:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Arnaldo, espera lá: então "Deus foi criado pelo Homem" mas "muito antes da ciência"? Não é Deus o Criador, afinal? O ovo ou a galinha? Daqui a pouco estamos como o Watzlawick: "A Realidade é Real?"

Um abraço

sábado, maio 26, 2007 11:36:00 da tarde  
Blogger Arnaldo Lemos said...

Hás-de me explicar como vês Deus. É velhinho, com barbas e está lá no céu sentado na sua poltrona? E no tempo de Moisés já havia ciência?
O único criador é a natureza, é essa a força que cria e transforma tudo o que está à nossa volta.

Abraço...

domingo, maio 27, 2007 5:19:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

1. Nunca vi Deus;

2. Subestimas-me perguntando-me se Ele é velhinho e etc. e tal, e não deves ter lido a curta troca de impressões com o Paulo, nesta mesma caixa de comentário;

3. Se no tempo de Moisés já havia ciência?! O que te parece? O homem primitivo colectava materiais úteis na natureza, de animais e de plantas, e utilizava-os para fabricar metais, tecidos, pinturas, corantes, perfumes, vasos e remédios. Pequenas pedras de ferro meteórico foram usadas no Egipto, antes de 3400 a.C. A separação do metal do seu minério parece ter sido conseguida pelos hindus, cerca de 2000 a.C. O profeta Moisés, como sabes certamente, é um bocadinho mais recente. A descoberta do fogo e o uso de sílex para o fabrico de armas eram também ciência, que não se iniciou com a fórmula E=mc2...

4. O tema deste post não tinha como objectivo uma discussão teológica - discussões habitualmente infantis e sem finalidade concreta... Não tenho qualquer interesse em problematizar o sexo dos anjos, a santíssima trindade, as barbas de Deus, ou qualquer dogma inútil e impossível de apurar. O pressuposto de que parti baseava-se apenas no facto de que o sucesso do cristianismo se deveu, enquanto subdoutrina do judaísmo, à primeira grande operação de marketing de um produto ideológico e religioso. Rejeito abordar o tema da definição de Deus. Estou noutra!

domingo, maio 27, 2007 9:42:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Arnaldo, voltei a ler o meu comentário e não quero que o interpretes negativamente. Por isso faço esta ressalva e acrescento uma correcção ao primeiro ponto:

1. Nunca vi Deus (ou tê-lo-ei visto sempre, em todas as coisas?)

Um abraço

domingo, maio 27, 2007 11:15:00 da tarde  
Blogger Arnaldo Lemos said...

Durante anos que estive na catequese disseram-me, por outras palavras, aquilo que disseste "rejeito abordar o tema da definição de Deus". Nunca souberam dar uma explicação lógica porque é algo inconcreto por isso ninguém o consegue explicar e pensam sempre ser "discussões habitualmente infantis e sem finalidade concreta" o que não concordo pois nada provém do nada. Deve de ter havido um começo, onde nasceu a ideia de Deus. A MINHA ideia, e era apenas essa que eu queria deixar respondendo à tua questão "o que é Deus afinal", era que aquilo a que chamam Deus eu chamo Natureza, só isto. Essa ciência que falaste não explica os fenómenos da natureza. Mas concordo, não vale a pena continuar com uma discussão que não vai a lado nenhum.

Grande abraço...

segunda-feira, maio 28, 2007 9:25:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Arnaldo, deixo-te um diálogo extraído de "La Vie Eskimo" que sempre me pareceu muito pertinente e apropriado:

“Um caçador esquimó pergunta ao missionário:
- Se eu nunca tivesse ouvido falar de Deus e do pecado, teria ido para o inferno?
- Não, porque nesse caso estarias na ignorância!
- Sendo assim, porque é que me falou disso?”

Grande abraço, meu velho

terça-feira, maio 29, 2007 12:54:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home