domingo, setembro 09, 2007

A Pedra de Roseta, chave de mistérios


A Pedra de Rosetta foi a chave que permitiu revelar os mistérios dos hieroglifos egípcios. As tropas de Napoleão descobriram-na em 1799 nas proximidades da cidade costeira de Roseta, no baixo Egipto. A pedra acabou por ser transportada para o British Museum, em Londres, onde ainda se encontra.
Trata-se de um bloco de basalto preto que data de 196 A.C., inscrito pelos antigos egípcios, apresentando um selo real que louva o rei Ptolomeu V. A inscrição foi gravada por três vezes, em três diferentes expressões: uma em hieroglífico, uma em demótico e outra em grego.
Thomas Young, um físico britânico, e Jean François Champollion, um egiptólogo francês, colaboraram tendo em vista a decifração dos textos hieroglífico e demótico pela comparação com o texto grego, cujo sistema de signos é - e era - conhecido. Foi deste descarnado ponto de partida que uma geração inteira de egiptólogos conseguiu eventualmente decifrar boa parte do remanescente dos antigos escritos egípcios.

Tradução adaptada e foto DAQUI

Etiquetas: , , ,

3 Comments:

Blogger Luís Alves de Fraga said...

Está a ver a importância de escrever no papel! Ou na pedra...
Hoje escreve-se na areia, porque areia é a blogosesfera... Vem um vento e tudo leva. Depois, depois fica só a memória. E essa morre com os homens.
Um abraço

sexta-feira, setembro 14, 2007 9:38:00 da manhã  
Blogger Davi Reis said...

:)

Querido professor:

Espero nunca vir a experimentar a efemeridade da blogosfera. Se uma onda viesse que me levasse este castelo de areia, ficaria pior do que Bocage vendo a sua amada lançar-lhe os escritos ao mar (pelo menos, assim se narra na série televisiva)... Ainda assim, ele terá sabido quem, como e porquê...

Um grande abraço, professor

sexta-feira, setembro 14, 2007 3:10:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

nao entendi nada estou procurando mais essa droga(porra)nau mostra

sábado, junho 20, 2009 12:32:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home