domingo, fevereiro 26, 2023

Pedro Martins de Lima (14 de setembro de 1930 - 21 de fevereiro de 2023)

Foi no Verão de 2005 que, pelo jornal A Bola, tive o privilégio de ir até Gaia para entrevistar (leia-se antes "conhecer e privar com") o Pedro Martins de Lima - uma personalidade magnética, generosa e inspiradora, de tal modo fascinante que senti ter de deixar esta nota após tomar conhecimento do seu falecimento na passada terça-feira, aos 92 anos, ciente de que perdemos um puro. 

A história de vida do Pedro dava vários filmes. Primeiro surfista português, "pai" do surf em Portugal, co-fundador do Hot Clube, cicerone de Cousteau... Epítetos não lhe chegam. De tão rica, relevante e extraordinária, a aventura linda que foi a vida do Pedro justificaria por si só todas as notas de pesar. Mas, somando-lhe a tal personalidade impactante, com doses generosas mas muito bem medidas de fraterna sageza, educada ousadia e jovial elegância, a nota torna-se para mim obrigatória. Sinto a sua perda.
A memória grata que tenho do Pedro e da sua querida Mané M. Lima, que, antes do meu regresso a Lisboa, fez questão de me servir um consommé primoroso que ainda me deixa a salivar, levou-me a procurar nos arquivos possíveis a tal peça que sobre ele escrevi em Julho de 2005. Encontrei-a em fotocópia digitalizada, que aqui publico, dando, pela minha parte, um pouco mais de lastro à memória inapagável desta marcante viagem de vida. O pequeno texto, esse, fora essencialmente focado na experiência desportiva do Pedro, em particular no que ao surf diz respeito. Era Verão e o espaço editorial na contracapa encontrava-se dedicado, naquele período, a desportos e actividades de Verão.
A entrevista derivou numa longa conversa a deambular pelo jardim e pelas divisões da casa, em Gaia, junto ao mar. Lembro-me que, a certo ponto, nos detivemos numa das divisões, repleta de registos, discos, fotografias impressionantes e recordações inestimáveis - da fotografia a preto e branco, a nadar entre tubarões, na Grande Barreira de Coral, passando pela caixa estanque para fotografia submarina que o próprio construiu a partir de uma panela de pressão para filmar documentários, terminando no icónico barrete vermelho que o amigo Cousteau lhe ofereceu. Introduziu as t-shirts em Portugal, praticou com mestria natação, hóquei, hipismo, esqui, râguebi, boxe, futebol, asa delta... Fundou o Hot Clube, onde ia noite dentro em jam sessions ao despique no contrabaixo; foi pioneiro no mergulho com escafandro, na pesca submarina e no esqui em Portugal. O que é que Pedro não fez? E fê-lo com distinção assinalável. E tudo o que eu escreva é pouco.

Até breve, Pedro Martins de Lima
Um abraço, Mané M. Lima.

Etiquetas: , , ,