sábado, junho 18, 2005

Hoje - Manifestação de extrema-direita no Martim Moniz

1) Será possível?
É já hoje, no dia em que Jorge Sampaio visita a Cova da Moura, que terá lugar a manifestação skinhead, ou de extrema-direita, como preferirem, no Martim Moniz ou no Rossio, locais de concentração de imigrantes. As autoridades policiais estão a vigiar a organização da manifestação por parte de um grupo afecto à extrema-direita – a Frente Nacional. Dizia o Correio da Manhã online: "O objectivo é vigiar o desfile, caso este seja autorizado pelo Governo Civil, ou impedi-lo se for ilegal". Mas será que um desfile xenófobo de extrema-direita, nazi e funesto é permissível, lícito, tolerável?!
2) Nazismo filantrópico dentro da lei?
A Frente Nacional marcou para as 16h00 uma manifestação "contra o aumento da criminalidade", nomeadamente dos "gangs", que, segundo a organização, "aumentou mais de 400 por cento nos últimos sete anos". Reparem: agora, a Frente Nacional contribui sociologicamente para a leitura e resolução dos problemas de convivência inter-raciais... Mais: no seu site na Internet, a Frente Nacional apela "a todos, independentemente da sua ideologia ou filiação partidária, que querem mais justiça, mais liberdade, e um efectivo combate à criminalidade, nas suas raízes e origens", a participarem no protesto, sublinhando que "os problemas locais são os problemas de todos os portugueses", numa referência ao "arrastão" em Carcavelos e aos incidentes registados em Quarteira, no Algarve. Como o jogo democrático é tão cínico e hipócrita... Os sacaninhas aprendem depressa...
3) Resposta à questão anterior:
Fonte do Governo Civil de Lisboa garantiu à Lusa que, até ao momento, não foi recebida na instituição qualquer comunicação da manifestação convocada pela Frente Nacional, sendo que, de acordo com o Decreto-Lei 406/74, sobre o direito de reunião, as manifestações ou desfiles devem ser comunicados ao Governo Civil "com a antecedência mínima de dois dias". A lei admite que, em alguns casos, o Governo Civil possa interditar as manifestações, sendo levados em consideração factores como a segurança e manutenção da ordem pública ou a honra das instituições democráticas. O dirigente do SOS Racismo Mamadou Ba considera que a manifestação de sábado é de "alto risco" e que pode gerar um "conflito com consequências graves". Vamos esperar pelo telejornal, sentados, para ver, não é?

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Blogger Davi Reis said...

Obrigado, Macillum. É verdade que nunca escrevi nada em contrário a este post. É também verdade que, entretanto, depois de eu próprio ter sido iludido, apercebi-me, de facto, de que o assunto havia sido vergonhosamente exacerbado, manipulado, e de que a notícia poderá ter sido "comprada".

Vi o vídeo. Muito obrigado pela sua participação. Enriqueceu o Caderno de Corda. Sei

que está prestes a ser terminado um documentário que aborda a mesma matéria, elaborado pela professora Teresa Maia Carmo para o canal 2.

segunda-feira, março 13, 2006 7:13:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home