segunda-feira, maio 22, 2006

Mística e ritos de passagem

«Não há como ter a Verdade nas veias; o Benfica no coração.» Era assim que terminava, há dois posts atrás, a breve elegia a Toni, numa lamentação pela impossibilidade previsível do regresso desse grande benfiquista à equipa técnica do Glorioso. Pois bem, ontem conheceu-se, finalmente, o nome do novo técnico: Fernando Santos, que sempre afirmou o seu preambular benfiquismo, mesmo tendo treinado anteriormente FC Porto e Sporting, tornando-se agora no terceiro técnico a passar pelos três grandes de Portugal (os outros são Otto Glória e Fernando Riera), assim sendo o primeiro português a conseguir semelhante feito. Mas agora, que chegou à Luz, depois de quase vinte anos de carreira, atinge o sonho de uma vida: treinar o Benfica. O engenheiro fez questão de salientar esse facto, e dedicou ao pai o momento de profunda alegria que está a viver: «Faz dez anos que faleceu e trouxe-me ao antigo Estádio da Luz tinha eu nascido há 50 dias.» Ninguém poderá apontar o dedo a Luís Filipe Vieira por não contratar um benfiquista de coração, depois de tanto nome internacional tão sonante como transitório na liderança da equipa de futebol. Relembrando que Santos nunca escondeu o eterno pendor místico e afectivo pelo Benfica, o presidente LFV exprimiu o seu contentamento enfaticamente: «Além de tudo, Fernando Santos é um benfiquista convicto e de certeza que vem treinar o clube dos seus sonhos». O engenheiro promete vitórias: «Tenho de trabalhar com a cabeça e não com o coração. Se fosse com o coração era campeão já hoje.» Pelo coração, Toni seria campeão intercontinental todos os dias...
Para atar as pontas soltas do tal post da passada sexta-feira, acrescente-se que Rui Costa deve assinar hoje a rescisão do contrato com o Milan. O mais conceituado 10 do futebol português actual ficará assim livre para assinar pelo Benfica por uma época (porque não duas?). O Rui está, portanto, a um pequeno passo de também ele cumprir o sonho de regressar ao seu clube de sempre, realizando o nosso sonho de adeptos, e o de Luís Filipe Vieira, de assistirmos ao regresso a casa de um verdadeiro símbolo benfiquista, que nos trará com certeza grandes momentos de futebol e emoção. É de um maestro que o Benfica tem vindo, há largas épocas, a sentir falta. E melhor do que o Rui seria realmente impossível, mesmo aos 34 anos. Sabem-no benfiquistas e adversários.
Curiosidade:
Sabia o estimado leitor que o talento de Rui Costa foi detectado por Eusébio ainda antes de o primeiro fazer dez anos?

Etiquetas: ,

5 Comments:

Blogger Arnaldo Lemos said...

Já disse que grandes jogadores são sempre bem vindos, quanto ao treinador, não estava mesmo à espera. Tanto se falou no "perfil ideal" mas não sei onde ele está.
Eu queria um português pq acho que temos muitos bons treinadores, mas não estava à espera deste. Só o tempo o dirá...

Grande abraço Davi...

terça-feira, maio 23, 2006 12:57:00 da manhã  
Blogger Davi Reis said...

Arnaldo, já deves ter percebido que eu queria mesmo era o Toni, mas por questões assumidamente irracionais que têm a ver com as melhores memórias de tempos gloriosos passados na Luz, em criança; com duas meias-finais da TCE brilhantemente ganhas, por exemplo, não há muito tempo, e com equipas baratinhas. Quanto ao Fernando Santos, ele é um homem de fé e... benfiquista. É português, é certo. A conjugação de factores pode ser bastante positiva. Precisamos de descer à terra por um bocadinho. Por muito bons e afamados que sejam os treinadores de craveira internacional (agradeço esta ao futebólogo Gabriel Alves) que têm por cá passado, está provado que vêm como quem vem para um part-time, aproveitar o nosso sol atlântico, e sem compromisso de continuidade. Assim não vamos lá. Acredito que, se o LFV quisesse, o FS ficava por cá enquanto não o mandassem embora. Antes assim. Será um Camacho à portuguesa.

Grande abraço, Arnaldo

terça-feira, maio 23, 2006 10:34:00 da manhã  
Blogger SL said...

Não sabia, não. O Rui faz muita falta ao Benfica, estou à espera da apresentação e de o ver com o nº 10 nas costas...
O espirito de benfiquista do Rui vai ser o elo de ligação no balneário...o que falta de há muito tempo para cá.
Jinho

quinta-feira, maio 25, 2006 11:22:00 da manhã  
Blogger Davi Reis said...

Na mouche, Vera. Concordo totalmente.

Beijinho

quinta-feira, maio 25, 2006 5:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

quinta-feira, junho 08, 2006 10:00:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home