quinta-feira, janeiro 13, 2011

"Até Quando" em estreia absoluta no Caderno de Corda




"Até Quando" é uma daquelas canções difíceis de escrever e de interpretar, o que não é assim tão bom sinal. Aquilo que começou por ser um improviso em LA menor semelhante a algo que os Radiohead fariam transformou-se num tema talvez demasiado melancólico e até algo soturno, impulsionado pela ideia de fazer uma canção que, a certo ponto, fosse orquestral.

A dita orquestra, gravada da forma mais rudimentar possível com um órgão Kawai dos anos 80 meio avariado e sobrevivente a um fogo, cresceu desmesuradamente de uma pequena secção de cordas mal conseguida, em parte devido à má qualidade dos efeitos do órgão, para uma coisa também difícil de descrever e de percepcionar correctamente. De facto, os trechos instrumentais de órgão somam cerca de 22 pistas - 22 interpretações distintas, tocadas com diferentes sons. O somatório, ou, melhor dizendo, a mistura destas mais de 20 pistas de suposta orquestra foi feita fora do Micro BR, como convém, tratando-se este de um mero four-track, mais precisamente no software gratuito Audacity. A isto acresce que eu não sei tocar piano ou órgão...

Ouvindo a canção "Até Quando", acabada de masterizar há minutos, talvez o estimado ouvinte não se aperceba do tempo ali investido, mas foi muito... Essas inúmeras horas, dias, semanas necessárias para que o objecto artístico chegasse a sê-lo, assim como está, para o bem e para o mal, justificam-se pela minha carolice em explorar o lado mais orquestral da composição e da gravação com o Micro BR. A ideia era testar as potencialidades de mais um elemento, ou instrumento, com os singelos meios ao dispor. Tenho alimentado o desejo de um dia explorar outras variantes complementares da composição, nomeadamente pela utilização do software Reason, mas ainda não tenho um teclado midi que o permita... Note-se ainda que nesta música utilizei pela primeira vez a minha nova guitarra electro-acústica Ibañez EWC-30 (cordas de aço), que se pode ouvir mais à direita do espectro sonoro.

Orquestra à parte, "Até Quando" está desde já disponível em duas versões: uma sem orquestra e outra com. Uma recebeu o epíteto de "Nua" e a outra de... "Orquestral". Ambas as versões vão manter-se, até ver, à cabeça de um conjunto de canções e experiências recentes totalmente a solo indexadas no player da minha página do Reverb Nation. O Caderno de Corda serve novamente de suporte para o lançamento (leia-se publicação) de uma canção inédita.

Antes de concluir o post com a inserção da letra de "Até Quando", reforço que esta e as outras gravações disponíveis no player acima foram, à excepção de "Italian Wool" (1999) e "Universo de 1" (2000), inteiramente produzidas, gravadas, masterizadas, produzidas, you name it, no minúsculo four-track da Boss chamado Micro BR. As limitações são inúmeras se compararmos este sistema ao de um estúdio caseiro muito modesto. Para melhor audição, aconselha-se o uso de headphones.

Todas as canções originais deste player estão disponíveis para download gratuito.

Clique em "download".

* Até Quando - letra *

Sobre o dia a noite negra cai

Como a vida a morte certa tem

Nos beijos de despedida...

.

À deriva um corpo de outro sai

Para a vida não é preciso mais

Que o impulso da partida...

.

Ser ou ter

Ser ou não ser

Até quando?

.

A cada acto um contra-acto

- Causa-efeito -

Deus está muito ocupado...

.

Nós só temos

Se queremos

Assim tanto

E portanto

Merecemos

O que temos

"Vaissandando"

Até quando?

.

Ser ou ter

Ser ou não ser

Até quando?

Etiquetas: ,