domingo, janeiro 29, 2006

O poeta, as quadras, a cachupa e o derby

Ontem, noite alta no Bairro Alto, depois de um jantar de aniversário e de alguns reencontros felizes, desembocámos - eu e creio que mais nove pessoas - no segundo andar de um prédio aparentemente abandonado onde, a qualquer hora da noite, se pode comer a exótica feijoada conhecida como cachupa. Não me recordo nem do nome do sítio (não se poderá apelidar restaurante, até porque é clandestino) nem do da rua, que, no entanto, não deixa de ser nas imediações próximas do Bairro. Em ambiente comunitário, dissipados preconceitos sociais de qualquer espécie, comemos e bebemos com satisfação. Junto a uma parede da sala, sem termos dado conta, estaria a nós atento um poeta, senhor dos seus sessenta e tal, setenta anos. Barba filosofal mais branca do que negra, tal como o cabelo, que aureolava o crânio, quimérico em cima, numa calvície monacal. A certa altura, éramos apenas três, se bem me recordo: eu, o Gaspar e o Dantas, e o poeta abeirou-se de nós com uma folha A5 de papel listado. Apresentou-se cordialmente, disse ter observado o grupo, que o inspirara a escrever uma quadra, a qual no-la leu de pé:

«Uma dezena de amigos
na 'Caxupa' se sentou;
eram verdes e vermelhos
numa paz que ali pousou!»

Agradecemos-lhe o gesto. O poeta, Zé Fernandes - assim soube, uma vez que a quadra vinha atribuída com respectiva assinatura legível -, trocou comigo algumas palavras, qualquer coisa acerca de escrever versos de sete sílabas, e voltou a sentar-se. O verso onde se referia ao facto de os amigos serem «verdes e vermelhos», reportava-se à preferência clubística de alguns de nós, que traziam ainda, horas depois do nefando derby entre Benfica e Sporting (1-3), cachecóis de ambos os clubes ao peito. De imediato, Dantas e Gaspar tiveram oportunidade de saciar curiosidade quanto ao papel, e leram a quadra. O Gaspar lançou, prontamente: «Então, agora escreve tu um para ele!» Assim fiz e, em um ou dois minutos, a contra-resposta:

Um poeta de nós se abeirou
quando à mesa estávamos dez.
Que poema sublime nos dedicou!;
A liberdade ditou-lhe o que fez.

Levantei-me da mesa, fui ter com o senhor Zé Fernandes e disse-lhe: «Escrevi-lhe agora uma pequena quadra. Apreciei o seu gesto. Se não se importar, publicá-las-ei no meu blogue com devida atribuição de autoria...» O poeta fez uma careta, disse não ter acesso ou familiaridade com a Internet, pelo que não teria possibilidade de consultar o Caderno de Corda, mas acedeu. Leu a minha quadra, pareceu ter gostado muito, e não se fez rogado: nova resposta, ali mesmo, comigo em pé, que esperei pacientemente em silêncio a redacção pausada do poeta:

«Esboroaram-se os dez da mesa
deixando um perfume ridente.
São amigos que p'ra sempre
minh'alma não pesa!»

Cumprimentámo-nos e voltei para junto do Gaspar, já noutra mesa do estabelecimento, onde estava também o Guiller. Daqui endereço, portanto, um abraço fraterno ao senhor Zé Fernandes, que àquela hora estava naquele local só com as suas quadras e os seus botões.
p.s. - Se algum dos presentes por acaso ler este post, recordem-me o nome do local e, se possível, a rua, ok? Por uma questão de rigor...
n.b. - Aquele abraço para o Guiller, que respondeu à chamada, completando o post na respectiva caixa de comentário.

Etiquetas: , , ,

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não sei se existe um nome "oficial" até porque o local oficialmente não existe. Mas para os amigos é mesmo A Cachupa. E a rua acho que se chama Poço dos Negros, no fim da calçada do Combro.

Ai está... abraço.

segunda-feira, janeiro 30, 2006 3:17:00 da tarde  
Blogger Kaiser said...

Mesmo não tendo estado presente posso dizer que o nome não oficial é Cachupa, e que fica, efectivamente, na Rua do Poço dos Negros. Sou um cliente habitual, de há alugns anos para cá, sendo que agora, faz uma semana, moro nessa mesma rua.

Desta é que as empíricas não escapam meu Caro!

Abraço,
César

segunda-feira, janeiro 30, 2006 5:57:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Guiller: Cá entre nós, desculpa a hora mas... valeu! Vê-mo-nos muito brevemente... Tens nas mãos o meu precioso... My precious... não um anel mas quase... «Vamos partir este bar!»

Aquele abraço Guiller!

Kaiser: Vamos a elas! Estou a precisar de meter os dedos na tomada... Lembras-te de ter sido esse o exemplo dado por um outro César, excelente professor de Filosofia - tu que o digas, senhor 20 -, para exemplificar o que era o empirismo? Vejo que também te mudaste... Temos de falar mas onde as «paredes» - no caso, janelas, em alusão ao Windows - não tenham ouvidos...

Aquele abraço, mano velho

terça-feira, janeiro 31, 2006 12:58:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»

quinta-feira, junho 08, 2006 9:57:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site...
»

sábado, agosto 12, 2006 1:06:00 da tarde  
Blogger pinky said...

gostei mt do post! andava eu no google á procura de uma foto de cachupa para ilustrar um post que vou postar esta semana sobre "a cachupa" qd me deparei com o teu post sobre o mesmo assunto.
só prova q é mesmo um sitio especial!

terça-feira, janeiro 23, 2007 3:06:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home