domingo, março 04, 2007

Resultados da Sondagem Cordiana III: Concorda com a legalização das drogas leves - descriminalização do consumo e posse privada?

Mais uma vez, após a análise dos resultados da Sondagem Cordiana II, a qual inquiria os estimados leitores acerca da despenalização da interrupção voluntária da gravidez, eis nova observação de dados (AQUI) da Sondagem Cordiana III, desta feita permitindo a emissão de duas conclusões:
  1. A primeira conclusão - a que mais interessa neste particular - é de que é esmagador o desejo de ver legalizadas as drogas leves, a descriminalização do consumo e posse privada. Em 39 votos totais, 38 incidiram no "sim" (97%), restando apenas um "não" para amostra (3%). Quer isto dizer que o "eleitorado" do Caderno de Corda está potencialmente enfastiado com a hipocrisia bacoca de um sistema legal anacrónico que tem de necessariamente fazer uma lavagem profunda, dos pés à cabeça, não esquecendo de desinfectar zonas recônditas do corpo magistrático que ou há muito não vêem luz, ou simplesmente envelheceram no solipsismo caciquista de velhos hábitos - porque a antiguidade ainda é um posto quando se trata de juízes. Mais velhaca se torna a hipocrisia quando a nossa polícia publicita orgulhosamente importantes apreensões de haxixe ou derivados como progressos essenciais no combate ao tráfico e consumo de droga, não se observando semelhante retorno mediático de apreensões de outros tipos de estupefacientes que matam mesmo e destroem famílias. Ainda outro dia ouvi inadvertidamente a conversa indiscreta de um indivíduo desconhecido que dizia para outro, em pleno Bairro Alto: "Até já fumei ganza com o carimbo da PJ! Eles apreendem e depois metem cá fora outra vez..." Com todo o respeito pela Polícia Judiciária (verdade!), assim acontece em Portugal...
  2. A segunda conclusão, decorrente da primeira e da contraposição com a tendência de voto latente na Sondagem Cordiana II, demonstra que os estimados leitores do Caderno de Corda são maioritariamente liberais no sentido tolerante, largo de espírito, generoso, como convém a um homem ou mulher livre.

"A liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis consentem"

in "L' Esprit des Lois", Baron de Montesquieu

Etiquetas: , ,

7 Comments:

Blogger Kaiser said...

Não vejo a coisa como um desejo pela legalização, mas apenas como um sim à legalização.

domingo, março 04, 2007 5:21:00 da tarde  
Blogger Arnaldo Lemos said...

Tal como no aborto, a discriminalização é a principal razão do meu SIM.

Abraço...

domingo, março 04, 2007 8:25:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Meu Irmão Kaiser,

concordo que poderia ter escolhido outro termo, mais indefinido e menos qualificativo da incidência ou motivação do voto.
Mas mudemos de assunto: muito em breve verás o meu nome no ecrã do teu telemóvel. Tenho um convite para te fazer.

Companheiro Arnaldo,

é bem verdade que quantas mais leis regem uma sociedade, menos livre e realizada ela é; maior é o grau de repressão e se dá uma "aproximação totalitária". Crime e pecado são coisas diferentes, não são?

Aquele abraço a ambos

segunda-feira, março 05, 2007 12:13:00 da manhã  
Blogger Kaiser said...

Filosofia do Direito, logo pela manhã e a uma 2.ª Feira?

Isto está bonito, está....

Venha o convite!

Abraço,
Kaiser

segunda-feira, março 05, 2007 10:30:00 da manhã  
Blogger Davi Reis said...

:D

Essa é a tua especialidade, Kaiser... Se ainda não disse nenhum disparate, o melhor é deixar ficar assim...

Té já

segunda-feira, março 05, 2007 10:39:00 da manhã  
Blogger Ricardo said...

venha de lá esse referendo que nós estamos fartos de leis que só servem para empatar e criar repressão sobre as pessoas!
Mas em que raio de país é que praticar um aborto não é crime, e consumir drogas leves tem de o ser?
Gosto muito de ser português, mas isto ás vezes tem coisas que contadas ninguém acreditava!!!
Abortar ainda vá que não vá, agora fumar uns nights isso é que não, seus criminosos!
VOTO SIM... por tudo!

segunda-feira, março 05, 2007 4:37:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Mano Ricardo,

o modo como colocas a questão é no mínimo interessante e coloca a descoberto contradições e paradoxos com contornos caricatos:

"Abortar ainda vá que não vá, agora fumar uns nights isso é que não, seus criminosos!"

Bem esgalhado!

Aquele abraço

terça-feira, março 06, 2007 2:24:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home