domingo, fevereiro 11, 2007

Post de Reflexão - Resultados da Sondagem Cordiana II: São ou Nim? Carne ou peixe?

Imediatamente findo o período de reflexão, este post, de análise dos resultados da Sondagem Cordiana II: São ou Nim? Carne ou Peixe?, é escrito já nos primeiros minutos do dia de voto no referendo à lei do aborto.
A projecção de resultados avançada pela Sondagem Cordiana não será, no entanto, realista - a avaliar pela pouca afluência à urna virtual (apenas 20 votos totais) e pela vitória absolutamente esmagadora da tendência para o "sim", contra a total ausência de votos no "não".
Numa sondagem da Eurosondagem para o Expresso, SIC e Rádio Renascença, o "sim" está em vantagem, com 53,1 por cento, relativamente ao "não", com 46,9 por cento. Observa-se, pois, uma vantagem de seis pontos percentuais do "sim", apontando-se 12,5 por cento de indecisos e uma previsão de abstenção a rondar os 43 por cento.
O "sim" à despenalização é também o vencedor na sondagem da Universidade Católica (velhos tempos...) para a RTP, com 58 por cento das intenções de voto - mais 16 pontos percentuais do que o "não", com 42 por cento.
Da Sondagem Cordiana II, cujo aberto leque de dez respostas permitiria aferir a dúvida e o anseio do votante por trás da cruz dicotómica, retiram-se os seguintes resultados:
Num total de 20 votos, 13 recaíram no "sim" puro (65%), sem adendas, demonstrando concordância com a colocação instituída do referendo tal como se apresenta. Notem-se, no entanto, mais dois votos (10%) convictos na resposta "sim, manter uma lei hipócrita é sintoma de uma sociedade intoxicada e desonesta" e outro (5%) em "sim, esta é uma questão pragmática e racional que dispensa moralismos". Somando-se estes três resultados, obtemos uma margem de 80 por cento dos votos inamovivelmente favoráveis à despenalização do aborto.
Ainda pelo "sim" mas com algumas dúvidas, não concordando com "o modo como as coisas estão a ser feitas", registam-se dois votos (10%).
Neutrais, apenas dois votos (10%) na hipótese "se pudesse, mudava a pergunta" retraem uma resposta afirmativa para qualquer dos lados.
Para o autor do Caderno de Corda não deixa de ser curioso notar que, aparentemente, este blogue não tem leitores pelo "não"...

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger Célia said...

Também fiz uma sondagem destas no meu blog e o resultado foi 90%-10% (com vitória do Sim). Acredito que a maior parte das pessoas que votam nestas sondagens na net (e neste caso, nos blogs) são pessoas mais jovens, mais esclarecidas, e portanto mais viradas para o Sim (e não quero com isto dizer que as pessoas que vão votar Não não são esclarecidas).
Penso que o resultado real será bem diferente, mas espero que a diferença seja só em termos de número.

domingo, fevereiro 11, 2007 10:44:00 da manhã  
Blogger Davi Reis said...

Mais uma vez pertinente...

:)

59,3% no sim mas uma taxa de participação de apenas 43,61%, um número aparentemente insuficiente para tornar os resultados vinculativos...
No entanto, Sócrates já garantiu que a IVG, realizada por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado, "deixará de ser um crime em Portugal"...
Não vai a bem, vai a mal - mas até aí já tínhamos chegado. É lamentável sim o desleixo dos portugueses (e portuguesas - não esqueçamos que o Correio da Manhã avançou uma percentagem de 48% de mulheres abstencionistas) numa matéria referendada, o caminho solar de um futuro mais democrático.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 6:06:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home