quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Resultados da Sondagem Cordiana VIII: Lei do Tabaco: os fumadores são alvos passíveis de discriminação ou têm o que merecem?

O tema podia ter-se esbatido entretanto. Uns precisavam mesmo de um incentivo para deixar de fumar; outros descobriram vãos de escada e ventiladores que não imaginavam existir, e ali fizeram amigos de subversão nicotínica. Cafés, restaurantes e centros comerciais perderam clientela - ou a sua ociosa permanência. Mas a situação tem ares de graça, livres do fumo alheio, em atmosfera sem dúvida mais aprazível.
Num total de 35 votos à questão "os fumadores são alvos passíveis de discriminação ou têm o que merecem?", os estimados (e)leitores do Caderno de Corda demonstraram mais uma vez, de modo maioritário, a sua abertura de espírito e respeito pelo outro.
Em três respostas possíveis, destaca-se, com 51% dos votos (18), a resposta "Nim, trata-se de um salto civilizacional, mas a Lei devia contemplar a criação de zonas de fumo". Deduz-se que, respeitando a Lei, os votantes em "Nim" sejam muito provavelmente fumadores, ou não sentiriam a necessidade da criação de zonas de fumo...
Com 31% dos votos (11) em "Sim, os fumadores foram transformados em meliantes olhados de soslaio, sem zonas dignas para fumar", os estimados (e)leitores demonstram um azedume talvez justificado pela inexorável austeridade da minoria votante em "Não, os fins justificam os meios; fumar é um vício dos fracos de espírito", com 17% (6). Há quem diga que os ex-fumadores são os piores... Eu cá, sempre fiz questão de não fumar quando estou a dormir.

Etiquetas: ,