quarta-feira, agosto 06, 2008

Rito de passagem

Anseriz pintada por Falcão Trigoso no ano de 1929, do Largo de Santo António. Casas e balcões da Rua Direita

A ausência prolongada merece e tem justificação. Na passada sexta-feira acompanhei, impromptu, um Irmão à muito particularmente sua e nossa (dos portugueses) terra pater - Guimarães. Com passagens breves pelo Porto, assistimos, na Casa da Música, à segunda edição do louvável festival Lusa Vox - criação do meu companheiro. Depois, segui para a serra da Lousã, território de Viriatos lusitanos, onde pernoitei entre domingo e terça-feira.
De permeio, uma importante visita à aldeia de Anseriz (Concelho de Arganil, Coimbra), que ainda não conhecia, e de onde eram naturais os meus avós paternos Maria do Rosário e Francisco. Cumprido o ciclo de retorno do meu rito iniciático de passagem (passe a tríplice correlação prepositiva), ali fui recebido de braços abertos como se D. Sebastião fosse. Abracei, por exemplo, a D. Trindade, sobrinha da minha saudosa avó Rosária.
Para não vulgarizar nem pessoalizar demasiadamente o relato e porque, sendo tarde, estou realmente cansado e incapaz, prefiro guardar, para já, nomes e palavras, destilando os sons, as imagens e o toque em monólogo interior. Mas não posso deixar de referir o nome do professor Manuel Fernandes, com quem tive o prazer e a honra de jantar. É graças a ele que Anseriz tem memória. Este é um "até breve".

Pode visitar-se AQUI o site de Anseriz (desenvolvido, a expensas próprias, pelo amável professor Manuel Fernandes)

Etiquetas: , , , , , ,

1 Comments:

Blogger JPT said...

Se é necessária a tua ausência, que seja por motivos destes. O quadro é excepcional.

abraço amigo

quarta-feira, agosto 06, 2008 8:27:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home