sábado, maio 09, 2009

Youthless - Do Bacalhoeiro para Londres

O duo dinâmico Youthless, composto apenas por Sebastiano Ferranti (baixo e vozes) e Alex Klimovitsky (voz, bateria e sintetizador), actuou ontem à noite, sexta-feira, 8 de Maio, no Bacalhoeiro, para mais um showcase entre amigos, antes da partida para Londres, onde a banda tem já três datas marcadas para este mês.
Com escassos meses de existência, os Youthless fizeram ontem o seu terceiro concerto de sempre, mas a experiência de muitos anos a tocar juntos nos Three and a Quarter compensa, com a adrenalina habitual que os caracteriza, um espectáculo ainda embrionário. "Só estamos a tocar para os amigos, até estar super-cromo e da melhor gama de qualidade", disse-me, ipsis verbis, o Bill (Sebastiano) no seu português engraçado.
Não deixa de ser curioso notar que Alex, guitarrista e vocalista dos Three and a Quarter, seja teclista, baterista e vocalista em Youthless – instrumentos que pratica há apenas três meses (teclas) e um ano (bateria). “Sou essencialmente um compositor, então uso por autodidactismo qualquer instrumento em função do que pretendo. Sax, harmónica, berimbau... Mas, além da guitarra, sinto-me um puto com todos os instrumentos”, disse Alex ao jornalista Hugo Simões, recentemente, em entrevista à Produção Áudio.
A fórmula parece ser simples: "beats and melody." Mas há alguma complexidade, especialmente se notarmos que Sebastiano passa o som do baixo por dois amplificadores em simultâneo e usa, para tal, uma parafernália de controladores de pé cujos efeitos modulam singularmente o som de apenas um instrumento que enche a sala e marca, juntamente com o timbre da voz de Alex, a personalidade sonora deste duo.
O concerto, de cerca de 45 minutos, correspondeu ao que podemos ouvir na página MySpace da banda, mesmo sem a participação de Anthony Hegarty, cuja venda de frascos de suor será o próximo passo comercial, assim que os Youthless concretizem a "revolução social absoluta".
A performance de dez temas foi abrilhantada pelo psicadelismo retro emitido por um moderno sistema de projecção vídeo da casa e pelas backing tracks sonoras, a completar o ramalhete. Mas Alex terá de comprar in-ears ou phones wireless que lhe permitam tocar bateria a par e passo com o metrónomo sem o constrangimento de ver voar os headphones... De exaltar o preceito tímbrico e acústico da frigideira usada como cow-bell.
Entretanto, estou em crer que o projecto já foi reconhecido como parte da elite avant-garde da cena Dance/Garage de Londres, Nova Iorque e Lisboa - as três cidades-base dos dois músicos.
Este mês, seguem-se três espectáculos em Londres, a 18 (South of the Border), 20 (Notting Hill Arts Club) e 22 (Tower Tavern), e o regresso imediato aos palcos da noite lisboeta, com data marcada para o dia 29, na Galeria Zé dos Bois (ZDB), no Bairro Alto.

Alinhamento:

  1. Monsta
  2. Naïve Melody (dos Talking Heads)
  3. Golden Age
  4. Casper
  5. Good Hunters
  6. Re-Education
  7. La Moustache
  8. Harmonic Dub
  9. Karen O'
  10. White Bone Demon

Etiquetas: , , , , ,

8 Comments:

Blogger TONE said...

Deve ter sido 5 estrelas!

O abraço
fui

segunda-feira, maio 11, 2009 11:45:00 da manhã  
Blogger Kaiser said...

Gostei do que ouvi no myspace,a ver se consigo ir à ZDB.

Este é aquele rapaz que partiu uma janela numa certa e determinada festa que agora assim de repente me alembra, certo?

Abraço,
Kaiser

segunda-feira, maio 11, 2009 4:07:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

tás com uma cara que não engana ninguém...
tenho pena de não ter visto o espectáculo, mas vou tentar a ZDB.
Aquele.

segunda-feira, maio 11, 2009 4:09:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Tone:

Foi fixe, mas a rapaziada está a trabalhar para chegar às 7 estrelas, no mínimo! :)

Kaiser:

Nem mais! :) É o Bill! O que partiu a janela na Parede! Já nem me lembrava! :D

Pinto:

Cara?! Cara de trabalho e de fase de hibernação, talvez. Não sendo isso a que te referes, parece que te enganei! Por acaso, quando viu a foto, o Bill disse-me que eu estava com cara de psicotrópico... Nada mais falso. Nunca fui particularmente fotogénico... Raios!

Leitoras:

Sou muito mais lindo ao vivo do que em fotografia.

:D

Aquele!

segunda-feira, maio 11, 2009 5:14:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

és um cromo...
Aquele...

terça-feira, maio 12, 2009 12:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lindo? Tu?
Per favore?!? E ninguém diz nada?!!
Es tão lindo ao vivo como na fotografia!!! ou seja, pouco!!!
A bem da verdade, aqui fica a correcção!!
Bem sei que um "artista" tem direito a alguns "excessos", mas isso é uma barbaridade!!!
Onde isto já chegou...

Gustas

quarta-feira, maio 13, 2009 12:23:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

:D

Gustas pouco, Gustas!

Aquele, Grande, meu Irmão.

quarta-feira, maio 13, 2009 1:09:00 da tarde  
Blogger hg said...

Ontem tive o meu primeiro contacto com os Youthless. E só posso dizer que me fizeram esquecer por completo os grandes ausentes da noite.
Uma vez que, se já acompanhasse este blog há mais tempo, os poderia ter descoberto mais cedo, leva-me a dizer que, a partir de agora, passarei a ser cliente assíduo.

sábado, maio 30, 2009 10:59:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home