sexta-feira, janeiro 22, 2010

"Canção de Amor (Deriva/Ablução)" é a nova canção cordiana, em estreia aqui e agora




Ainda no início do mês estava eu AQUI a publicar "Por Aquela Estrada" sem imaginar que tão cedo voltaria a ter nova canção para mostrar ao mundo. Sei dizer que foi no passado dia 13 que, imbuído da minha própria pessoa e pensamentos, tive a ideia, o laivo embrionário que me levou a procurar naquela composição triste e ainda abstracta o que vem a ser a "Canção de Amor (Deriva/Ablução)".
Escrevi e compus em talvez quatro dias até à versão definitiva, que levou apenas dois ou três retoques na letra a posteriori. Entretanto, todo o processo de composição, prática e gravação de baixo e guitarras terá levado igualmente três ou quatro dias. Pelo meio, fiz no software Audacity os ambientes (chuva, vento, trovoada, mar, etc...). Ontem à tarde e ao início da noite concluí as vozes e masterizei. Hoje publico.
O ficheiro de upload, também disponível para download no Reverb Nation e no widget acima, é um Mp3 de apenas 192 kbps, o que reduz, naturalmente, a qualidade do som, mas é mais do que suficiente para se perceber o bom e o menos bom da canção. A secção de vozes permanece o maior berbicacho, especialmente quando pura e simplesmente não consigo reproduzir com a voz a música e os sons que tenho na cabeça. Com o baixo, que é um Rockson de 80 euros, vou fazendo o que posso numa escala muito larga e dura. Os pickups e as madeiras podiam ser infinitamente melhores, mas, por 80 euros, também podiam ser piores. De bom, vou tendo as guitarras, se bem que sempre com o processamento interno do Micro BR...
"Canção de Amor (Deriva/Ablução)" está, desde já, à cabeça de um conjunto de canções e experiências recentes totalmente a solo indexadas na minha página do Reverb Nation. O Caderno de Corda serve novamente de suporte para o lançamento (leia-se publicação) de uma canção inédita, publicada poucas horas depois de terminada a sua masterização. Como membro da banda Baby Jane, devo sublinhar que o que aqui se ouve poderá servir, no futuro, de rascunho para adaptação da banda.
Por fim, e antes de concluir o post com a inserção da letra de "Canção de Amor (Deriva/Ablução)", reforço que esta e as outras gravações disponíveis no player acima foram, à excepção de Italian Wool (1999), inteiramente produzidas, gravadas, masterizadas, produzidas, you name it, num minúsculo four-track da Boss chamado Micro BR. As limitações são inúmeras se compararmos este sistema ao de um estúdio caseiro modestíssimo. Ainda assim, o Micro BR é uma pérola para mim e esta canção é mais um milagre da força de vontade. Aconselha-se o uso de headphones.

Todas as canções originais deste player estão disponíveis para download gratuito. Clique em "download".

* Canção de Amor (Deriva/Ablução) - letra *

Sei... não há canções de amor
Sei... nem há barcos do amor
sem onde
aportar

Quando as ondas da revolta
Quanto devora o mar devolve

Sei... não há canções de amor
nem há barcos do amor
sem tempestade

Sem carta de marear
dei as canções de amor
e a verdade nua

Sei que vais resplandecer
e ser a estrela de um outro céu
que não o meu

Mas podes dizer
que alguém te escreveu
uma canção de amor
e fui eu

Etiquetas: ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Está, mais uma vez à vista, a qualidade infinita de um compositor, músico e poeta. És grande. Parabéns.

sexta-feira, janeiro 22, 2010 12:42:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

muito grande... mas o resto já te disse por mail, e tu sabes melhor que ninguém!
Aquele...

sexta-feira, janeiro 22, 2010 4:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

DR,

Podes ter um mundo cheio de admiradores da tua escrita, amigos que te dão a força que necessitas em momentos menos bons e naqueles que sabe lindamente saborear em companhia de quem mais gostamos, podes ser (e és certamente!) o orgulho de tantos que proximamente te conhecem, podes ser ..enfim..o queiram imaginar...mas, para mim (que nada sou, é certo!) és alguém cuja escrita...sacode fundo cá dentro!

Desculpa se, porventura, sou desadequada com esta minha forma franca de ser...sei que, por vezes, transparente demais...mas é o que sinto...e o resto..pensem o que quiserem.

Muito obrigada pelo que propicias com as letras e palavras que esvoaçam do teu pensamento e poisam na tua mão! Acredito que, ora levemente ora com o fogo da paixão....!!!

quinta-feira, janeiro 28, 2010 8:59:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home