segunda-feira, setembro 18, 2006

Site da RTP publica plágio descarado de texto do Caderno de Corda (II)

Depois do post anterior, no qual fiz uma denúncia, cumpro o prometido: torno pública a primeira carta plangente – até hoje não merecedora de réplica -, escrita imediatamente após a tomada de conhecimento do torpe plágio, enviada através do link de contacto constante na página da RTP dedicada ao documentário "Loose Change", onde se encontra a sinopse da malfeitoria:

Exmos. Srs.:

Antes de mais, congratulo-vos pelo facto de transmitirem o filme “Loose Change”. Devo dizer que fazem jus ao vosso princípio - a prestação de serviço público. No entanto, como autor de um texto sobre o filme (publicado no dia 8 de Abril de 2006 no blogue Caderno de Corda), foi com surpresa (e talvez algum relativo desagrado) que, ao ler a sinopse por vós publicada no site da RTP, me deparei com um plágio, uma operação de copy/paste descarada do meu texto. O que escrevi, entenda-se, não é um press release, e o Caderno de Corda, adianto, está protegido quanto a direitos autorais.
Bem sei que a Internet carece de regulamentação, mas não há como respeitar o trabalho dos outros - e tal aprende-se desde o berço. Talvez não fizesse para vós sentido a atribuição de autoria, mas lembrem-se, para a próxima, de que, para os autores, a observância desse princípio é inquestionável e primordial.
Não me interpretem com animosidade, até porque aquela que talvez imprima neste texto é mais aparente do que real. No fundo, senti-me, apesar do plágio silencioso, estranhamente lisonjeado... Mas se gostaram do texto, e se este vos serviu, deveriam ter dado contrapartida a quem vo-lo proporcionou.
Apesar disto, termino com uma palavra de apreço pela RTP e, claro, pela coragem e independência demonstradas ao transmitir este documentário.

Atenciosamente,

Davi Reis
Links para as outras entradas sobre o tema:

Etiquetas: ,

13 Comments:

Blogger RS said...

Excelente.
A ver vamos a resposta.
Caso não respondam em tempo útil, sugiro uma campanha anti-plágio para o provedor (A Sombra está à tua disposição) e para os jornais (DN, Público, JN, e outros).

Que achas?
Esperamos 5 dias? 3? 2? 1?...

Abraço,
RS

terça-feira, setembro 19, 2006 2:13:00 da manhã  
Blogger Davi Reis said...

Eu diria cinco, para ganhar "momentum"... Como havemos de pôr isso em marcha? Tens um plano, Rui?

Abraço. Escuto.

terça-feira, setembro 19, 2006 3:21:00 da manhã  
Blogger RS said...

Ok, vamos aguardar e ver o que te respondem. Depois, em caso de não haver resposta - ou de esta ser insatisfatória, logo veremos.

Até breve,
RS

terça-feira, setembro 19, 2006 11:11:00 da manhã  
Blogger Davi Reis said...

Rui, a resposta seguiu para o teu mail.

Contra a castração ética e deontológica, copiar, copiar! Estão em causa os direitos autorais dos utilizadores activos de Internet. Está em causa a seriedade e a valoração dos conteúdos dos blogues, que não são respeitados quando não associados a um nome sonante que meta medo... Já lancei, há tempos atrás, um apelo à SPA no sentido de abranger os blogues e as páginas pessoais na protecção dos seus direitos. Seria também, por certo, uma forma de fazer disparar o número de associados. Não obtive resposta institucional, apesar do apoio expresso de outros sócios. Um tema actual e urgente, parece-me...

Um abraço fraterno

terça-feira, setembro 19, 2006 5:44:00 da tarde  
Blogger Célia said...

Realmente... Que situação. Será que a RTP não possui ninguém que seja capaz de escrever uma "simples" sinopse de sua autoria? Pois... parece que o copy-paste foi a melhor solução encontrada. Sinceramente, espero que te respondam, que te peçam desculpa e que retirem o texto que está online. Coisa que deveria ter sido feita de imediato após receberem a tua carta.

terça-feira, setembro 19, 2006 10:19:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Obrigado, Canochinha. Veremos. Valha a minha pacificidade...

terça-feira, setembro 19, 2006 10:31:00 da tarde  
Blogger RS said...

A resposta segue por e-mail.
:)

Abraço,
RS

quarta-feira, setembro 20, 2006 3:36:00 da manhã  
Blogger Suspirador said...

Como é claro, o Teoria da Suspiração associa-se à luta contra esta pilhagem!

quarta-feira, setembro 20, 2006 9:51:00 da manhã  
Blogger Davi Reis said...

Obrigado, Suspirador! Não esperava de ti outra coisa.

Um abraço fraterno

quarta-feira, setembro 20, 2006 10:36:00 da manhã  
Blogger RS said...

Vai apontando o people que está contigo, irmão. Recebi os teus e-mails mas ainda não enviei a resposta.
Estou cá a pensar... Hmm...

:)
RS

quarta-feira, setembro 20, 2006 2:05:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Vou sim. O critério único para a formulação dessa (por ora curta) lista é a intervenção nestas caixas de comentário. Aguardo ainda que mais estimados leitores se manifestem, mas o Caderno de Corda é, tenho disso consciência, um blogue intimista...

Um abraço forte, irmão RS

quarta-feira, setembro 20, 2006 3:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostava de dar enfase a uma tua palavra...

"contrapartida"!

...é o MÍNIMO que se espera pela (no fundo) prestação de um serviço, ainda que não tenha sido realizado pela maneira mais convencional possivel.
TU, Davi, prestaste um serviço à RTP!
TU, Davi, estiveste na leitura de milhares de portugueses!
TU, Davi, foste eleito para publicação!
TU, Davi, foste lido para lá das fronteiras do Caderno!
TU, Davi, foste e és gigante!
Centrando a atenção nos "TUs", fico extremamente feliz por o teres conseguido, ainda que para já, opte por "esquecer" a palavra "plágio" e conserve esperança que a mesma seja mudada para "atraso no pedido de autorização de publicação de textos de autor e consequente retribuição monetária", por parte da RTP...

Estou contigo e com todos vós, irmãos bloguistas!


O Abraço
fui

quinta-feira, setembro 21, 2006 11:48:00 da manhã  
Blogger Davi Reis said...

Oh!, mano Johnny. Numa palavra (até porque acabei de falar contigo), valeu!

Aquele abraço!

quinta-feira, setembro 21, 2006 12:14:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home