sábado, abril 08, 2006

Loose Change - Um fino véu sobre a Verdade

"Loose Change" é um filme assustador. A possibilidade de os ataques de 11 de Setembro de 2001 poderem não ter sido orquestrados por Bin Laden ou membros da Al Qaeda, mas pelo governo norte-americano, é uma perspectiva verdadeiramente apocalíptica, aterrorizante e, para aqueles que acreditam numa tal democracia, devastadora.

Nos Estados Unidos já muitos sugeriram que talvez o debate sobre o 9/11 não passe de um infindável chorrilho de suposições sem prova. Mas a questão aparenta também ser a existência de provas tangíveis ocultadas numa sala escura donde nunca verterá uma verdade para a esfera pública.

No filme que hoje vos apresento, com o qual tomei contacto por intermédio do blogue A Sombra, de Rui Semblano, uma mão-cheia de factos com valor de prova, muitas vezes protagonizados por fontes informativas desde CNN, BBC e Fox News, aos directamente afectados pelo colapso das Twin Towers, é suficientemente sólida, se não irrefutável, para que o estimado leitor lhe dedique a atenção que merece ou, melhor, exige…

Qualquer justificação que nos seja apresentada - mais ou menos plausível - para que os ataques tenham tido lugar, nunca nos é afirmada como sendo a Verdade. No filme, apenas se arquitecta uma tentativa de mostrar uma provável verdade, tenebrosa e potencialmente destruidora se descoberta a sua total concretização.

Outros filmes do género documental que abordam o 9/11 estão disponíveis na net. Um deles, sobre o qual já havia escrito no dia 21 de Março e disponibilizado o link, é “Painful Deceptions”, editado e narrado por uma equipa que pretende suscitar a reabertura das investigações, aprofundar e esclarecer o que o (C)ommission Report ignora e… omite. Existe ainda outro filme sobre a matéria intitulado “9/11: In Plane Site”.

Algo é notório ainda, e compreensível, no que respeita à posição do povo norte-americano, sabendo-se que, hoje, uma esmagadora percentagem da população nutre desconfianças profundas quanto ao sucedido: Muita gente não quer ainda admitir que poderá haver um problema demasiadamente grave e tétrico com o seu governo. A imagem confrangedora de uma nova Guerra Civil pode emergir. É, pois, necessário responder com celeridade às questões que ensombram a confiança da população no Estado americano e, consequentemente, na política mundial, sendo o país da Coca-Cola o arauto da hipocrisia democrática amarelada.

Os realizadores deste filme, Dylan Avery e Korey Rowe, conseguiram ir um pouco além do que Michael Moore já havia feito em "Fahrenheit 9/11", talvez por o rescaldo deste último ter sido executado muito a quente. Seja como for, todos devemos demonstrar a nossa inquietação e colocar as nossas dúvidas; fazer perguntas. O que aprenderão os nossos filhos na escola, um dia, quando se abordar o tema?
n.b. - É obrigatória a visualização deste filme. Esqueçam a tv, sentem-se e relaxem... se conseguirem.

Etiquetas: , , , ,

12 Comments:

Blogger RS said...

Obrigatório.
E obrigado.

Um abraço,
RS

domingo, abril 09, 2006 3:16:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Obrigado eu!

Um abraço

segunda-feira, abril 10, 2006 3:03:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»

quinta-feira, junho 08, 2006 9:59:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

sábado, julho 22, 2006 6:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sugiro que se dê uma vista de olhos no blog do Dylan Avery: loosechange911.blogspot.com

terça-feira, agosto 29, 2006 12:21:00 da manhã  
Blogger Davi Reis said...

Já dei, Demm. Mas obrigado pela deixa. A informação, complementar, é útil para quem venha espreitar esta caixa de comentário...

segunda-feira, setembro 18, 2006 1:13:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Acho ridiculo este tipo de manifestações com o intuito de subverter algo de terrível que aconteceu. E de retirar a pressão de onde de facto deveria estar - nos responsáveis directos pelos acontecimentos - que só os tolinhos é que fingem que não sabem.

terça-feira, setembro 19, 2006 9:46:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Nota Autoral: Este post foi plagiado pelo site da RTP e transformado em sinopse do filme Loose Change.

Davi Reis

sexta-feira, setembro 22, 2006 7:59:00 da tarde  
Blogger Lord of Erewhon said...

Não percebi onde estava o plágio! Apagaram? Ou o «plágio» é isto:

«Loose Change é um documentário sobre o 11 de Setembro

Escrito e realizado por Dylan Avery apresenta possíveis explicações sobre o que realmente aconteceu a 11 de Setembro de 2001»

????????????????????????????????

domingo, outubro 08, 2006 3:23:00 da manhã  
Blogger Davi Reis said...

Lord of Erewhon: Leia, informe-se. A página da RTP foi alterada recentemente. Veja o post no qual se publica a carta de indulgência emitida pelo Gabinete do Provedor do Telespectador... Caramba, há gente a quem não basta escrever!; é preciso fazer desenhos!

segunda-feira, outubro 09, 2006 12:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vi o filme, e nem queria acreditar. Assustador.
Mas acredito, plenamente, na teoria da conspiração.
Só tenho pena que no país da liberdade, este filme não possa ser exibido....

segunda-feira, novembro 13, 2006 10:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Monbio diz que é bobagem: http://www.monbiot.com/archives/2007/02/12/short-changed/

sábado, março 03, 2007 12:10:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home