terça-feira, outubro 03, 2006

Site da RTP publica plágio descarado de texto do Caderno de Corda (VII)

Com a estreita colaboração de Rui Semblano, anuncio-vos de que, entre quinta e domingo, águas agitadas irão passar sob esta ponte, que liga na fraternidade o Caderno de Corda e A Sombra. Solicito a vossa atenção e peço aos estimados leitores e bloggers que participem, se em consciência se desassossegarem.
Posso apenas manifestar, talvez com algum lirismo (pensarão as hienas), o que, na prática, julgaria justo que o Sr. Provedor fizesse.
Não desejando ser ressarcido de modo pecuniário, lanço daqui mesmo, do Caderno de Corda (começando a descrer do remetimento solitário via mail para a RTP), três sugestões ao professor Doutor Paquete de Oliveira:
  1. Sugiro que o Sr. Provedor garanta, pelos mecanismos que lhe competem accionar, que a RTP assumirá publicamente, no decorrer do seu tempo de antena, o plágio perpetrado ao Caderno de Corda, atribuindo o crédito do texto em causa ao autor;
  2. Sugiro que, podendo o Sr. Provedor alegar não ter poder para o que no ponto anterior lhe peço, uma vez que tal competirá porventura ao Director de Programação ou de Informação, o faça no SEU programa, cujos conteúdos são da sua inteira responsabilidade;
  3. Por último, uma vez que é competência inalienável do Provedor ouvir os interesses dos telespectadores, e uma vez que a RTP tem, nesta questão, a dupla obrigação de assumir o erro e de prestar serviço público, sugiro que seja lançado um debate aberto na antena da RTP envolvendo os organismos directamente implicados nas problemáticas tão actuais e carentes de regulamentação como são a protecção dos direitos autorais na Internet; a dignificação, credibilização e fiscalização da blogosfera, assim como a verificação prática do cumprimento da ética e da deontologia na indústria de conteúdos, vulgo, Media (onde grassa o desrespeito pela propriedade intelectual dos bloggers).

    Your attention, please...

Links para as entradas anteriores sobre o tema:

Etiquetas: