terça-feira, janeiro 02, 2007

O vídeo integral da execução de Saddam Hussein


Não é minha intenção, depois do que escrevi no post anterior, utilizar estas imagens de modo sensacionalista. Na verdade, a divulgação pública deste vídeo associada às minhas palavras exige que eu o publique, mesmo que o teor do mesmo contrarie a tendência do Caderno de Corda. Que também aqui fique registado o momento, trágico.
O vídeo da execução, levada a cabo em Bagdad, está disponível na Internet há dois dias - uma aparente fuga de informação... Segundo diz quem sabe, os carrascos entoaram, nos instantes que precederam a abertura do cadafalso, o nome do pior inimigo xiita de Saddam: "Moqtada, Moqtada!", gritavam, recordando o líder radical xiita Moqtada Sadr, cujo pai e tio foram assassinados pelo regime de Saddam Hussein.
Gravado, a priori, com um telemóvel por uma das testemunhas, o vídeo mostra, em 2,38 minutos, o enforcamento medieval do ditador na sala de uma caserna dos serviços secretos militares de Khadamiyah (bairro Norte e maioritariamente xiita), base iraquiana conhecida pelos norte-americanos como Camp Justice, Bagdad, pleno século XXI.
Talvez um destes dias alguém veja Saddam e Elvis partilharem um pequeno-almoço de bacon & eggs num diner de beira de estrada no Ohio. Talvez seja verdade...

Etiquetas: , ,

4 Comments:

Blogger Célia said...

Sinceramente, acho isto chocante e não percebo que possa acontecer em pleno século XXI, no meio da chamada civilização.
Por mais horríveis que fossem os crimes deste homem, penso que não cabe a um tribunal alguma vez decidir quem vive e quem morre.

quarta-feira, janeiro 03, 2007 12:48:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Canochinha:

Ao tribunal exige-se, no mínimo dos mínimos, uma decisão - ou sentença - depois do julgamento terminado.

A carta de despedida escrita pelo déspota logo após sentenciado à morte, em Novembro, pelo assassinato de 148 xiitas na aldeia de Dujail, onde sofreu um atentado em 1982, termina assim:

"Mas este tribunal e o seu juiz não nos deram a hipótese de dizer uma palavra, e deram o veredicto sem explicação, e leram a sentença – ditada pelos invasores – sem apresentar provas."

Bottom line: Para quê o julgamento se Saddam acabaria morto de qualquer modo?

quinta-feira, janeiro 04, 2007 12:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pode até ser chocante uma pessoa ser morte por decisão de um tribunal, mas eu sou a favor da pena de morte e mesmo não chegando lá, acho que o nosso país deveria ter uma justiça muito mais severa, podia ser que deixassem de existir ou diminuissem determinado tipo de situações... Dá me a sensação que isto é só o principio do fim...
Susy

quinta-feira, janeiro 04, 2007 7:21:00 da tarde  
Blogger Associação Por Boassas said...

Caro Davi
Como se a barbárie fosse resposta possível à própria barbárie. De facto, a primeira pedra base da dignidade humana terá que ser o respeito pela própria vida. Os carrascos são sempre os mesmos... E a pena de morte não resolve nada, até porque os países onde há pena de morte são precisamente aqueles onde há maior índice de criminalidade. (Isto para não falar nos casos que têm vindo a lume de pessoas executadas que estavam inocentes...) Enfim, e como bem dizes, aproveitou-se para calar uma voz que se poderia tornar "incómoda". No fundo Saddam acabou enforcado pelos seus próprios antigos "amigos"...
(Gostaria ainda de fazer menção a outra forma de barbárie e de vergonha para o próprio "mundo ocidental" - como se o mundo não fosse só um - que é a prisão de Guantánamo).

sexta-feira, janeiro 19, 2007 11:24:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home