quarta-feira, abril 25, 2007

Grândola, Vila Morena - 2.ª senha

"Grândola, Vila Morena" é a canção de Zeca Afonso escolhida pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) para segunda senha de sinalização da Revolução dos Cravos. Composta como homenagem à "Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense", onde, no dia 17 de Maio de 1964, José Afonso actua e conhece o guitarrista Carlos Paredes - "o que esse bicho faz da guitarra", escreveria aos pais em carta -, "Grândola" passou no programa "Limite", da Rádio Renascença, às 0h20m do dia 25. Estava dado o sinal para o arranque das tropas mais afastadas de Lisboa e a confirmação de que a revolução ganhava terreno. Zeca havia ficado impressionado com a colectividade Grandolense, "um local obscuro, quase sem estruturas nenhumas, com uma biblioteca com claros objectivos revolucionários, uma disciplina generalizada e aceite entre todos os membros, o que revelava já uma grande consciência e maturidade políticas".

"Vivi o 25 de Abril numa espécie de deslumbramento. Fui para o Carmo, andei por aí... Estava de tal modo entusiasmado com o fenómeno político que nem me apercebi bem, ou não dei importância a isso de Grândola. Só mais tarde, com o 28 de Setembro, o 11 de Março, quando recomeçaram os ataques fascistas e a Grândola era cantada nos momentos de maior perigo ou entusiasmo, me apercebi bem de tudo o que ela significava - e, naturalmente, tive uma certa satisfação".

Zeca Afonso

Fontes:

Etiquetas: , , , , , ,

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

(Brrrrr...)
Esta para mim... é de arrepiar!

Auuuuuuuú...
Auuuuuuuú...

quarta-feira, abril 25, 2007 8:39:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Sim, mas, para mim, o "E Depois do Adeus" é do melhor que já foi feito e cantado em Portugal, acrescendo-lhe a carga histórica que arrasta... Ou seja, é das músicas que mais me arrepiam... embora também sinta os "chills" com o "Grândola", a espaços...

Posso uivar desta vez?...

Auuuuuuuuuuú...

quarta-feira, abril 25, 2007 11:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

:)
Uiva Mano... Uiva...
Tás à vontade, sempre!

Para mim não passam de memórias...
Não esquecerei nunca a carga emocional, dos que, com conhecimento de causa, se emocionavam... enquanto as ouviam e cantarolavam baixinho, junto a mim.

Era eu ainda um Lobito!

Auuuuuuuuuuú...

quinta-feira, abril 26, 2007 12:34:00 da manhã  
Blogger Davi Reis said...

Auuuuuuuuú...

(Under the moonlight...)

quinta-feira, abril 26, 2007 3:35:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home