quarta-feira, março 27, 2013

Oito anos de Caderno de Corda



Oito anos volvidos, o Caderno de Corda soma quase 1500 posts, mais de 110 mil visualizações de páginas e cerca de 60 mil visitantes oriundos dos cinco continentes. Os últimos três a quatro anos têm sido de publicação muito intermitente, mas nada que ponha em causa a continuidade de um espaço que se constituiu o meu quartel-general cibernético, onde deposito criações e algumas memórias.
Escrevia eu num post de 9 de Novembro de 2005 que "ao Caderno de Corda não interessa o individualismo opinativo, a recriação noticiosa, a política, os fait divers, o quotidiano esbatido e mastigado como pastilha elástica vezes sem conta, sem nutrir, enganando o estômago. Não interessa aquilo que já foi dito, a reposição da indignação dos outros nem a ruminagem desencontrada do primordial conhecimento: o de nós próprios". De facto, para isso os blogues já não servem há algum tempo, especialmente com a tomada de poder do Facebook, que transformou por completo o jogo.
Ainda assim, e não podendo vencê-los (ao Facebook, entenda-se), tornei pública ontem, dia 26 de Março, a página de FB do Caderno de Corda (clique no hipertexto e faça like) - um sítio a partir do qual poderei estabelecer novas pontes para este blogue, mas donde não se pretende, de modo algum, replicar conteúdos. A página de FB do Caderno de Corda não se quer desenvolvida, pretendendo ser antes um ponto de encontro e uma referência para o blogue nas redes sociais.
96 meses de existência blogosférica têm par em anos-luz de vida efectiva. Daqui já se publicaram dois livros de poesia e daqui já muitas canções originais inéditas foram apresentadas ao mundo. A conversão do factor tempo já foi até aventada por teóricos enredados em inutilidades várias, a jeito de se categorizar a cronologia como se faz quanto ao ano de César e seus respectivos sete anos caninos. Por isto, na pós-adolescência bloguística, o Caderno de Corda promete mais, embora não se saiba, para já, o quê, à excepção da publicação de uma canção que está quase pronta, chamada 'Mãe'. Obrigado a todos os leitores por serem, em última análise, a razão, se não dos escritos, da sua publicação.
 
Link para a página do Caderno de Corda no Facebook: http://www.facebook.com/CadernoDeCorda

Etiquetas: , , , , , ,