domingo, outubro 08, 2006

Plagius Maximus em Movimento

Depois da resposta do Gabinete do Provedor do Telespectador da RTP (ver na íntegra AQUI), pensamos que a iniciativa encetada deve prosseguir. Mais uma vez o escrevo: estão em causa os direitos autorais dos bloggers. Em última análise, um grupo de cidadãos sugere ao Provedor do Telespectador (ou ao seu... Gabinete?) uma ampla discussão pública sobre o tema.
Assim, agradecemos o envio, através DESTA página (RTP), do seguinte texto padrão (copy/paste para o corpo da mensagem na página da RTP):

--- texto padrão a copiar na íntegra para e-mail ao Provedor do Telespectador da RTP ---

ASSUNTO (a preencher): Sobre recolha de informação via Web e direitos autorais na blogosfera

No seguimento da infeliz situação verificada com o texto da autoria de Davi Reis publicado no blogue "Caderno de Corda", plagiado como sinopse do documentário "Loose Change 2" pelo site da RTP, vimos desta forma manifestar a nossa indignação pelo sucedido, apesar do recente pedido de desculpas endereçado ao autor. Isto, porque:

  1. O recurso à Internet na recolha de dados para uso em websites é prática comum dos Media contemporâneos. No caso concreto da RTP, a chefe de Gabinete do Provedor do Telespectador admitiu, em carta de indulgência a Davi Reis: “Para realizar este trabalho, que serve o público em geral e toda a comunicação social (para efeitos de publicação da programação TV), a equipa recorre muitas vezes à Internet, dada, por vezes, a escassez de informação interna”. Neste particular, o que não nos parece correcto é a utilização dessas informações sem mencionar expressamente as fontes – vide o sucedido com Davi Reis, com a agravante de se tratar de um plágio descarado, isto é, ipsis verbis. Dadas as circunstâncias, é de presumir que a maior parte (se não a totalidade) dos textos publicados no website da RTP são extraídos de fontes não identificadas, limitando-se os profissionais responsáveis por essa informação a um mero exercício de copy/paste de material alheio.
  2. A presunção referida acima ganha peso com a reacção tardia e vaga do Provedor do Telespectador (ou alguém em seu nome - a resposta não é do próprio), pois nela nada mais se vislumbra do que um rápido aviamento de sentença sem que se torne evidente para TODOS os leitores do website da RTP o compromisso de que "(...) tal se não voltará a repetir, na medida em que foram já dadas instruções relativas à recolha de informação via Web (...)". Esta intenção deveria, de facto, constar expressamente de um código de conduta disponível na página da RTP, o que só a dignificaria e tornaria mais transparente o modus operandi quanto à utilização deste tipo de material - contra a qual nada temos a protestar, exceptuando a abusiva utilização de textos, ou outro tipo de material, sem a menção expressa de autoria e origem.
  3. Finalmente, em solidariedade com Davi Reis, protestamos veementemente contra o atraso na resposta às interpelações feitas (18 dias de espera), sem a antecipação devida de um aviso quanto ao processo de averiguação (em curso desde 22 de Setembro de 2006). Deste processo, como se pode testemunhar na página web da RTP em questão, resultou o corte do texto de Davi Reis - como se este nunca tivesse existido, ou como se a natureza do seu protesto fosse essa: protestar pela publicação do texto, quando se tratou, de facto, de protestar pela ausência de referências à autoria do mesmo. Tal atitude contrasta vivamente com o que se diz na resposta da chefe de Gabinete do Provedor do Telespectador a Davi Reis: "(...) foram já dadas instruções relativas à recolha de informação via Web, no sentido de assegurar quer a credibilidade das fontes, quer o respeito pelos trabalhos de terceiros (...)", ou seja, parece indicar uma de duas coisas: ou o texto de Davi Reis não era credível ou não merecia o respeito da RTP, pois foi retirado sem se mencionar, anteriormente, a autoria do mesmo.

Agradecendo, apesar de tardia, a resposta dada, permaneceremos atentos à actuação dos profissionais da RTP, que, segundo afirma a missiva, receberam instruções para evitar situações destas no futuro. A RTP garante-o, através de um discreto e-mail... E os restantes órgãos de comunicação? O problema não está, de todo, sanado. Uma vez que é competência inalienável do Provedor ouvir os interesses dos telespectadores, e uma vez que a RTP tem, nesta questão, a dupla obrigação de assumir o erro e de prestar serviço público, sugerimos que seja lançado um debate na antena da RTP envolvendo os organismos directamente implicados em problemáticas tão actuais e carentes de regulamentação como são a protecção dos direitos autorais na Internet; a dignificação e credibilização da blogosfera, assim como a verificação prática do cumprimento da ética e da deontologia na indústria de conteúdos, vulgo, Media (onde grassa o desrespeito pela propriedade intelectual dos bloggers).

Na expectativa de uma mediação justa e eficaz, que devolva a dignidade às partes envolvidas, aguardamos a sua resposta.

NOME:
BLOGUE:
URL:
--- final do texto padrão ---
A terminar, devo fazer um agradecimento sentido a todos quantos já se manifestaram solidários nas caixas de comentário do Caderno de Corda. Mas uma palavra de amizade e admiração deve seguir, publicamente, para o Rui Semblano, autor d' A Sombra, responsável por boa parte do texto que acima se publica.
n.b. - Agradecemos que os estimados leitores enviem o texto supracitado. Sugere-se a identificação pessoal do modo descrito: acrescentando o nome, o título do blogue (sendo esse o caso) e o respectivo URL. Obrigado.

Etiquetas:

39 Comments:

Blogger Xantipa said...

Já seguiu, Davi, já seguiu, e voltei a relembrar no meu blogue.
Um abraço

domingo, outubro 08, 2006 11:14:00 da manhã  
Blogger Suspirador said...

Já está!

domingo, outubro 08, 2006 12:06:00 da tarde  
Blogger Suspirador said...

Na mesma "onda" (pode não parecer, mas é), este texto de Eduardo Cintra Torres, no Público de hoje, via Abrupto:

"A blogosfera protestou: o Telejornal de 5 de Outubro remeteu para segunda linha o discurso de Cavaco Silva e a manifestação de professores. De facto, o jornal da RTP dedicou os primeiros 15m29s a um sequestro num banco em Setúbal; seguiu-se o aumento das taxas de juro; só aos 22 minutos do noticiário veio a maior manifestação de professores de sempre, que teve direito a 2m32s, isto é, metade do futebol e o mesmo que os 50 anos dos livros da Anita. O discurso do Presidente e a abertura do Palácio de Belém tiveram direito a 7m23s, mas só depois da primeira meia hora de Telejornal. Os protestos da blogosfera são correctos, porque o Telejornal deveria ser a janela do serviço público informativo. (...) Com uma blogosfera activa, torna-se mais difícil aos poderes e aos que vergam às pressões nos media tradicionais fazer passar propaganda e malabarismos informativos. Esta atitude activa da blogosfera é tanto mais importante quanto uma parte significativa da imprensa tradicional se alheia, incrivelmente, deste tipo de análise, fazendo um jornalismo sobre TV muito desviado da realidade: nas últimas semanas, recebi duas dúzias de telefonemas de jornalistas de outros media interessados em saber, ou sobre a minha carteira profissional de jornalista, ou a minha opinião sobre os Morangos, Floribella, Jura, "guerra" SIC-TVI... mas nada sobre o condicionamento político da informação - que é um tema de interesse activo para quem lê jornais, como se vê pela blogosfera."

domingo, outubro 08, 2006 12:17:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Xantipa: Muito obrigado. Os dados estão lançados!

Abraço

Suspirador: excelente! Pertinente, como sempre. Não só subscreves, como acrescentas algo.

:)

Destaco o seguinte excerto: "Com uma blogosfera activa, torna-se mais difícil aos poderes e aos que vergam às pressões nos media tradicionais fazer passar propaganda e malabarismos informativos. Esta atitude activa da blogosfera é tanto mais importante quanto uma parte significativa da imprensa tradicional se alheia, incrivelmente, deste tipo de análise, fazendo um jornalismo sobre TV muito desviado da realidade."

Elementar, meu caro. A blogosfera protesta. Pela primeira vez na História, a história não é apenas escrita pelos vencedores... Tendo já abordado o tema de ângulo aproximado do de ECT, farei ainda breves incursões sobre a questão.

Um abraço fraterno

domingo, outubro 08, 2006 3:08:00 da tarde  
Blogger José Pires F. said...

Muito bem.
Acabei de enviar o texto padrão, para o e-mail do Provedor do Telespectador como sugerido e já recebi o retorno de confirmação da RTP.

De facto, impunha-se uma critica deste género, já que, na minha opinião, o que a RTP fez foi passar uma esponja sobre o sucedido em detrimento duma correcta analise e actuação conforme a este caso, que, e como já disse anteriormente, devia passar, por no mesmo espaço em que o texto foi exibido, ser também exibida a autoria como se defende e não o corte puro e simples do texto como se ele nunca tivesse existido.
O problema é que existiu e foi usado como também o Davi já o demonstrou e sendo assim, no mínimo, deviam ser apresentadas desculpas no mesmo espaço.

V

Grande abraço.

PS: Achei o texto muito bom.

domingo, outubro 08, 2006 3:38:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Exactamente, Pires. Foi essa a impressão que tive quando li o mail. O Rui teve a clarividência que me faltava (uma vez estando muito próximo afectivamente), e fez-se um texto oportuno. Concordo.

Muito obrigado e um abraço fraterno.

(Em breve, acrescentarei o Espreitador à lista de links do Caderno de Corda)

domingo, outubro 08, 2006 3:51:00 da tarde  
Blogger José Pires F. said...

Caro Davi!

Os agradecimentos serão sempre meus, já que, este “incidente” que agora bate à porta do Caderno de Corda foi desenvolvido como as circunstancias impunham que fosse e isso, todos nós na blogosfera temos de agradecer.

Conheço o Rui faz algum tempo e, por isso, não me espanta a sua clarividência, aliás, não conhecendo o Davi, bastou-me saber que o Rui o apoiava, para de imediato considerar o interesse do problema e também a sua seriedade.

De qualquer forma e como sempre faço, o seu blog foi alvo de uma espreitadela mais apurada, que confirmou, o que pensei de alguém que merecia o apoio do Rui.

Quanto ao link que agradeço e retribuo, tenha em atenção, que abre portas a um Sportinguista sócio e com quotas em dia, embora na blogosfera e tendo em atenção susceptibilidades diversas, refreie um pouco o seu clubismo.

Grande abraço.

domingo, outubro 08, 2006 4:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como solicitado, enviei o texto padrão de protesto contra o uso indevido de propiedade alheia (o vulgar roubo)!
Estou solidário com este blog e com o seu autor. Situações destas nem deviam acontecer, muito menos numa instituição como a RTP.

Abraço solidário!

domingo, outubro 08, 2006 5:37:00 da tarde  
Blogger Kaos said...

Logo irei colocar um post sobre o assunto e vou enviar o texto ao provedor.
Um abraço

domingo, outubro 08, 2006 5:52:00 da tarde  
Blogger António Ferro said...

Feito, enviado e actualizado no meu estaminézito ;)

Siga com o debate!

domingo, outubro 08, 2006 7:32:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Caro Pires: é sempre com satisfação que o leio! Fico contente pela sua apreciação. Esta é, desde já, também a sua casa. Esteja à vontade.

:)

Quanto ao link, recordo-lhe que também a bandeira nacional é um rectângulo com proporções 2:3, dividido verticalmente em verde (2/5 do comprimento) e vermelho (3/5). A inclusão do Espreitador não alterará a tendência maioritária de cor; pelo contrário, dotará o Caderno de Corda de heterogenia harmónica. Afinal, por vezes, lagartos e lampiões dividem tectos, quartos e até colchões.

;)

RBS: Muito obrigado pelo teu apoio célere e eficaz. Keep on groovin'.

Kaos: Muito obrigado, Kaos. Mas quem ficou com a cabeça num "caos" fui eu, para descobrir, entre tantos blogues onde que escreves, qual seria aquele onde publicarás o texto! :)

Your Highness: Como diria o Rui, vejo os pavilhões de cavalaria preencherem os flancos da ofensiva... e muito me apraz a visão. :)

Um abraço fraterno a todos!

domingo, outubro 08, 2006 10:02:00 da tarde  
Blogger Teresa Durães said...

Protesto feito e realizado. Para variar neste país não existe o mínimo respeito à autoria.

Não conheço os vossos blogs mas desde já têm a minha solideriedade.

Um abraço.

domingo, outubro 08, 2006 11:10:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Muito obrigado, Teresa. Se não conhece os nossos blogues, tanto melhor. Está pelas razões certas. Aproveito para lhe pedir que divulgue esta informação no seu "círculo". Juntos somos mais fortes.

Um abraço

domingo, outubro 08, 2006 11:21:00 da tarde  
Blogger Outsider said...

Já enviei o texto Davi.

V

Um Abraço.

domingo, outubro 08, 2006 11:24:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

"A rasar o céu": Pode chegar mais perto do sol, qual Ícaro, enviando o texto padrão ao Sr. Provedor. Não traga é asas de cera... Obrigado pela sua participação. Poesia interessante, no "vastíssimo mar dos símbolos"...

Um abraço

domingo, outubro 08, 2006 11:30:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Outsider: agradeço as breves palavras. É para mim (e creio que para o Rui Semblano) importante fazer uma estimativa da participação. Curto mas válido e proveitoso.

V

Um abraço

domingo, outubro 08, 2006 11:33:00 da tarde  
Blogger Kaos said...

Também já enviei a msg e coloquei um post no meu blog a falar do assunto
abraço

segunda-feira, outubro 09, 2006 1:32:00 da manhã  
Blogger Davi Reis said...

Kaos: não consigo comentar no "We Have Kaos In The Garden". Obrigado.

Um abraço

segunda-feira, outubro 09, 2006 2:00:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"MENSAGEM ENVIADA

Muito Obrigado pela sua exposição."


O abraço
fui

segunda-feira, outubro 09, 2006 12:05:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Johnny: não duvidava da tua participação. Sempre presente! Do coração... semper fi!

Aquele abraço, mano

segunda-feira, outubro 09, 2006 12:34:00 da tarde  
Blogger RS said...

Bem!...
Isto vai! ;)

Um grande abraço a todos!
RS

segunda-feira, outubro 09, 2006 2:06:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Companheiro de Voo!, Vou hoje, Vivificado e Valente, para a segunda Visualização do filme cuja letra representa a Vigésima segunda letra do alfabeto, símbolo do Vanádio e cinco romano, Volt, Volume e Velocidade, ainda abreViatura de Vento, Versículo ou Você. Dupla Visualização em Vinte e quatro horas.

V

Um grande abraço, Rui

segunda-feira, outubro 09, 2006 3:53:00 da tarde  
Blogger Célia said...

Este texto está muito bem escrito e pela minha parte... já foi!
Espero que dêem a devida atenção a este caso e que isto não caia no esquecimento.

segunda-feira, outubro 09, 2006 8:18:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Muito obrigado, Canochinha! Pelas melhores razões, imaginava que colaborasses com o Caderno de Corda e, muito importante, com A Sombra, cujo autor, Rui Semblano, foi um verdadeiro capitão à proa! O comentário seguiu, fazendo "beicinho"...

Um abraço!

segunda-feira, outubro 09, 2006 9:12:00 da tarde  
Blogger Arnaldo Lemos said...

Já foi...
Dá-lhe forte

Abração

segunda-feira, outubro 09, 2006 9:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Enviado.
Concordo totalmente com o texto.

Fabrícia Pereira

segunda-feira, outubro 09, 2006 10:07:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Arnaldo!, vejo que estás de volta! E em boa hora!

Aquele abraço

segunda-feira, outubro 09, 2006 10:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fazendo um paralelismo com a doutrina católica, com a qual em maior ou menor grau todos nos identificamos, e em que assentam grande parte dos valores da sociedade ocidental, fica muito bem à RTP tomar medidas para que tal "pecado" não volte a ocorrer, mas o arrependimento verdadeiro só é reconhecido após confissão dos erros cometidos e tentativa honesta de reparar o mal por este causado. Não quero sugerir com isto que os responsáveis por tal acto de apropriação indevida devam ir á igreja (o que certamente nenhum mal lhes faria), mas que se confessem perante quem devia ser a sua entidade superior enquanto profissionais de informação(os leitores do seu site) e que desta forma corrijam publicamente qualquer dúvida sobre a autoria do referido texto.

JC

terça-feira, outubro 10, 2006 12:03:00 da manhã  
Blogger Davi Reis said...

JC, muito obrigado pelas palavras, que me tocam, sabendo eu escreveste sob fadiga, com trabalho entre mãos. Valeu!

Um abraço grande daqui para Viseu

terça-feira, outubro 10, 2006 12:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro: enviado a S.Exa. O Provedor, texto transcrito na íntegra [ Plagius Minimus ] lá pelo estaminé.

Abraço,
CT

terça-feira, outubro 10, 2006 2:54:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Caro CJT:

Fossem todos os plágios "Plagius Minimus" como o seu, atribuído autoralmente, incluindo os devidos links... Aliás, não foi um "Plagius" sequer, mas para este blogue uma honra, assim como o foi a extrema gentileza do querido professor Luís Carmelo, no seu Miniscente...

Um abraço fraterno

terça-feira, outubro 10, 2006 3:37:00 da tarde  
Blogger Associação Por Boassas said...

Caro Davi
Já enviamos o nosso "protesto"...
V.
Abraço
Manuel

terça-feira, outubro 10, 2006 4:45:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Caro Manuel (APOBO):

Muito obrigado pela confirmação do "protesto". Boassas estará, numa semana, entre os novos links do Caderno de Corda. Sem explicação lógica, apetece-me escrever:

"Nô djunta mon". Apeteceu-me, assim mesmo, sem mais acrescentar.

Um abraço, Manuel

terça-feira, outubro 10, 2006 5:30:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Obrigado, Frog. Depois de aturada investigação policial :), subscrevi também, na sua "Fraternidade", o "Apelo para a Humanidade". Mais difícil será, nesse caso, que sejam tomadas as medidas que se impõem... Infelizmente.

Aquele abraço

quarta-feira, outubro 11, 2006 1:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já está!
beijinhos
FN

quarta-feira, outubro 11, 2006 4:32:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Obrigado, Filipa. Valeu! Eu sei...

:)

Beijinho

quarta-feira, outubro 11, 2006 5:37:00 da tarde  
Blogger Afrodite said...

já enviei o texto proposta para a RTP.

E também para a TVI, ao cuidado da Lurdes Baeta (minha nora) e João Pedro Matoso (meu filho).
Sei que os editores ainda não apreciam estre tema: net e blogs). Pensam que não atnge o público alvo. Compete-nos a nós massacrá-los.

Um dia destes também denunciarei este teu caso no meu berloguezito (é pobrezinho mas honesto)

terça-feira, outubro 17, 2006 4:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ó Davi Reis, tu desculpa lá a intromissão da tinhosa que dá pelo nome de afrodite.

Ela também tem a mania de me plagiar (sobretudo nos "comments").

O bloguezito, honrado, de que se fala acima é este, o meu, o da titas.

terça-feira, outubro 17, 2006 5:02:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Titas e Afrodite:

se bem entendi, a carta foi enviada ao Provedor. Ainda bem. Quanto ao vosso suposto diferendo, baralharam-me.

Bem-vindas

terça-feira, outubro 17, 2006 11:43:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home