domingo, setembro 11, 2005

In Memoriam - 11 de Setembro

Tal como vinha ameaçando ontem, não posso, nesta data, deixar de recordar os infames ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, nos quais membros do grupo islâmico al-Qaeda sequestraram quatro aeronaves, fazendo duas delas colidir contra as duas torres do World Trade Center em Manhattan, Nova Iorque, e uma terceira contra o quartel general do departamento de defesa dos Estados Unidos - Pentágono -, em Arlington County, Virgínia. O quarto avião sequestrado foi intencionalmente derrubado num campo próximo a Shanksville, Pensilvânia, depois de os passageiros terem corajosamente enfrentado os terroristas. Com um saldo próximo das 3000 mortes, o ataque de há quatro anos excedeu os 2400 mortos do ataque surpresa dos japoneses a Pearl Harbor em 1941.

Na sequência da menção ao ataque japonês a Pearl Harbor, cujos planos seriam conhecidos pela defesa norte-americana, talvez seja pertinente recordar ainda que a suposta surpresa aérea nipónica (alguém crê que um enxame de kamikazes não fosse detectado a tempo pela tecnologia americana?) tenha sido consentida, justificando, perante a opinião pública americana, naturalmente céptica, a entrada dos EUA na segunda Grande Guerra.
Pois bem, a 29 de Outubro de 2004, Osama bin Laden assumiu explicitamente a responsabilidade pelos ataques, afirmando: "Nós decidimos destruir as torres na América... Deus sabe que não nos ocorreu originalmente essa ideia, mas a nossa paciência esgotou-se diante da injustiça e inflexibilidade da aliança entre Americanos e Israelitas contra o nosso povo na Palestina e no Líbano. Então, a ideia surgiu na minha mente." Hoje sabe-se que a guerra ao terrorismo tem sido altamente lucrativa para a família Bush, com ligações à família de bin Laden. Esta temática talvez fique para uma outra oportunidade...
Após os ataques, o grupo militante islâmico al-Qaeda elogiou o tétrico feito, e os líderes do grupo haviam previamente dado a entender a sua participação. De facto, pouco depois dos ataques, o governo dos Estados Unidos declarou-os, juntamente com o líder Osama bin Laden, principais suspeitos. Em 2004, a comissão investigativa do governo norte-americano concluiu que os ataques haviam sido concebidos e implementados por pessoal da al-Qaeda. A comissão relatou que, embora tenham havido contactos com o Iraque durante a presidência de Saddam Hussein, não foram encontradas "relações colaborativas" entre o Iraque e a al-Qaeda no tocante ao 11 de Setembro. Entretanto, descobriu-se que a al-Qaeda tinha conexões com grupos iraquianos desde o início da década de 1990. Muito mais se disse e fez. Este post peca por ser vago e, até, politicamente correcto. Bottom line: O que é verdade e o que é mentira?

Etiquetas: , , , , , ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Super color scheme, I like it! Good job. Go on.
»

quinta-feira, junho 08, 2006 9:54:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»

sábado, julho 22, 2006 6:28:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home