quinta-feira, novembro 08, 2007

Amoreiras sem rei nem rock

Já o havia constatado há pelo menos um par de meses: o histórico e emblemático Centro Comercial das Amoreiras não tem uma única loja especializada onde se possa comprar música. Se o estimado leitor desejar comprar o CD da moda - e apenas o da moda -, pode fazê-lo no supermercado Pão de Açúcar.
Em 2006, a cadeia de lojas de música Valentim de Carvalho (VC), desde sempre presente no C.C. Amoreiras, chegou a ter cerca de 100 estabelecimentos e, em 2007, ficou reduzida a dez unidades, concentradas na Grande Lisboa.
Recorde-se que a Valentim de Carvalho surgiu em 1914 na Rua da Assunção, na baixa de Lisboa, vendendo instrumentos musicais, gramofones e pautas de música. Em 1920 tornou-se a primeira editora discográfica portuguesa.
Sem estabelecer juízos de valor, este é mais um exemplo da tirania de grandes superfícies como a multinacional francesa FNAC. Resta saber se tal se repercute negativamente na produção e divulgação da música portuguesa...

Etiquetas: ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Amigo

Parece-me uma tendência cada vez mais implementada.

Não o noto só neste campo mas também, noutras areas (livrarias por exemplo).

Há-de chegar um dia em que só em pequenos focos isolados e ao acesso de poucos, poderemos conseguir comprar o que queremos e não aquilo que nos querem vender.

É o novo paradigma social, uma sociedade que só se alimenta no esgoto dos media e dos grandes grupos empresariais.


Abraço fraterno

sexta-feira, novembro 09, 2007 10:21:00 da manhã  
Blogger Ricardo said...

boas mano,
este post não podia ser mais actual para mim, que ainda na semana passada fui ás amoreiras (ver outras coisas que não CD's), mas como é óbvio andei á procura de uma lojinha para ouvir um som, como faço sempre que vou sozinho, e em qualquer centro comercial.
É uma vergonha vermo-nos cada vez mais reduzidos ás FNAC's que vão tomar conta do País.
Comida há muita... perfumes e lojas de roupa não faltam... música, há no elevador e nem isso consegui confirmar.

Grande abraço.

sexta-feira, novembro 09, 2007 11:40:00 da manhã  
Blogger Davi Reis said...

Ao que parece, terei cometido um erro grosseiro neste post. Veja-se o acto de contrição uns posts acima, ou através deste link: http://cadernodecorda.blogspot.com/2007/11/no-passado-dia-8-de-novembro-reportando.html

Aquele abraço GC e Ricardo

terça-feira, novembro 13, 2007 6:14:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home