quarta-feira, maio 11, 2022

Anno XVII – O Jantar

Há um desígnio intraduzível que nos move e que nos une. Há uma Verdade antiga e simples que todos trazemos a pulsar no peito, aprisionada na garganta e no estômago; nos dentes e no sangue, pela qual nos reconhecemos. São os nossos olhos de crianças que se vêem puros, contendo ainda a reminiscência feliz de todos os sonhos do mundo. Está já ali, adiante, ao virar da esquina, a confirmação indomável, primeva e fatal de tal desígnio, tecido pela memória e encimado por um prolongado e amorável abraço de recreio que nos prendeu para sempre. As nossas vidas seriam menos do que outras sem do outro a nossa parte. Somos Irmãos e sabemo-lo. 

Em 2022 o XVII Jantar Cordiano aconteceu na antecâmara da celebração de Abril, realizando-se um dia após a libertação legalista do grilhão icónico e paradigmático da pandemia – a máscara – e na antevéspera da comemoração da madrugada mais clara; da alvorada da Liberdade. Este foi justamente cognominado “O Jantar da Libertação” – libertação simbólica de máscaras e recuperação plena do direito de reunião em convergência de afectos, memórias e destinos, cujas rotas, enlaçadas, traçam o mapa partilhado da nossa própria existência. Tal como em Abril de 1974 muitos detinham a convicção de que tudo era possível, é certo ser este o nosso tempo; o tempo para livres habitarmos a sua substância.

Ao décimo sétimo ano, conta-se o terceiro jantar realizado em data posterior à data tradicional de 26 de Março, véspera do aniversário propriamente dito (27 de Março). Motivo: a mãe de todas as mudanças de casa no mesmo período, e já foram muitas. Há dois anos, aquando do primeiro adiamento sob o jugo da pandemia, escrevia-se aqui que O Jantar se realizaria “com estímulo e intensidade redobrados”. No ano seguinte – há um ano, portanto -, e mantendo-se a vigência do cativeiro pandémico, elevou-se ao quadrado a tenção. Verificamos, pois, que exponencial e contagiosa é a Amizade – veja-se pelas estreias dos tão estimados Confrades Cordianos Joaquim Barbosa (Quim), Pedro “Piri” Farinha e José Moreno (Zé). Uma vez da Confraria, sempre da Confraria. Mas lembremos Pessoa: “Não o prazer, não a glória, não o poder: a Liberdade, unicamente a Liberdade.” Cravos!, cravos para todos!

O Caderno de Corda não vergou e em 2022 fomos 23 à mesa no dia 23, um número bom e oportuno. Numerologia e cabalística à parte, o simbolismo dos cravos dispensa explicações, mas exige que se atribua ao Grão-Mestre Cordiano César da Silveira, Visconde do Reino de Maconge, a ideia. Também por sua sugestão, O Jantar foi iniciado mais cedo do que vinha sendo costume, por volta das 17 horas, configurando um lanche ajantarado, espécie de high tea que redundou num jantar tradicional. Em boa verdade, o Irmão César da Silveira havia sugerido que o dia fosse dedicado quase por inteiro à comunhão cordiana, iniciando-se ao almoço e prolongando-se pelo jantar e noite dentro. Tão ambicioso fito exigiria, no entanto, esforços supletivos, nomeadamente negociais e logísticos, que não puderam ser satisfeitos nesta jornada. Não obstante, a concepção do insigne macongino estará, apesar do ousado intento, em cima da mesa em cogitações futuras.  

Cogitante estava, à chegada à Valenciana, o Maestro António Victorino d’Almeida, a ler um livro… À porta, pontual e espartano, o Grão-Mestre César da Silveira aguardava. Chegou então, segundos antes deste que Vos escreve, o Comendador da Liberdade Miguel Leão Miranda. Éramos três e, em pouco tempo, uma dezena. Saíam empíricas e entravam Confrades a bom ritmo até que nos constituímos indomáveis 23, por momentos 27, abençoados pela tradicional visita (fugaz!) do clã Franchi-Costa, que este ano não se deu à chapa – leia-se “à lente” do Irmão, Grão-Mestre e Guardião do Tombo Ricardo Pinto, que proverbialmente assume as despesas do registo fotográfico do evento e assegura a operação logística inerente. Assinale-se também a criação à mesa, no prosaico verso da ementa, do logograma do XVII Anno Cordiano pela mão de Nuno Quaresma, Missionário da Arte e do Belo, apesar do militante ateísmo optimista. Registamos também, como sempre, notadas ausências, desejados regressos e estreias sublimes como a da Infanta Beatriz Damião Pinto, Guardiã da Felicidade e da Alegria. O futuro é nosso.

Entre as estreias seniores notabiliza-se um Abraço de intensidade cósmica, há muito adiado, que marca o reencontro com o querido e eterno Irmão Quim, que se encontra a preparar o regresso da Polónia a Portugal – o reencontro com parte tão significativa, profunda e primacial de mim próprio. Já o mui querido “old chap” Piri, após anos de conquista por essa Europa fora, radicou-se finalmente no País, mas no Porto. Ainda assim, veio do Canadá de véspera e não falhou. Quim e Piri, dois verdadeiros globetrotters, dois brilhantes e queridos Amigos desde os três anos de idade. A distância nunca será bastante para nos apartar. Last but not least, o reencontro com o também mui querido Zé Moreno, cujo debute reforça sobremaneira a Fraternidade Cordiana. As décadas parecem contrair-se ao vê-lo e diluir-se assim que nos abraçamos de novo. Esta tríade de seniores selou com a sua inestimável presença a incorporação definitiva na Confraria Cordiana. Repita-se: uma vez da Confraria, sempre da Confraria.

Lunares, após O Jantar e de novo ao desafio do Grão-Mestre César da Silveira, seis resistentes levaram a noite cordiana a pé, da Valenciana ao Príncipe Real, onde o César se quedou por força de um almoço familiar no dia seguinte. Os restantes cinco - Girão, Hugo, Sardo, Jacinto e Corado - seguiram para o Bairro Alto e desaguaram perto das seis da matina em Santos, na Merendeira. Pão com chouriço e caldo verde para forrar o estômago e aconchegar o espírito. Eram sete da manhã quando este Vosso escriba chegou a casa, depois de atravessar a lezíria com o Sol à direita, a romper o horizonte, e o coração cheio, lamentando apenas não estar mais tempo com todos e cada um. Subsiste, mais uma vez, a ideia de que o Caderno de Corda não desiste porque a Amizade não desiste; nós não desistimos. O Caderno de Corda não vergou. Enquanto houver estrada para andar.

Não se conclui o post sem antes explicar a opção pela publicação das fotos em formato de vídeo, uma vez que o Blogspot (Blogger) não possui em backoffice um widget que permita publicar, por exemplo, uma galeria de fotos, pelo menos que se conheça. Tal poderá dever-se, em parte, ao facto de que o Caderno de Corda nunca cedeu à actualização de templates, uma vez que perderia todas as suas formatações originais em HTML autodidacta, o que também acabou por conduzir o blogue a um beco escuro e fundo da Internet que o Google abandonou e esqueceu. As fotos serão ainda posteriormente publicadas na página do Caderno de Corda na rede social Facebook. A delonga na publicação deve-se, por sua vez, ao facto de ter estado adoentado na semana seguinte, ao trabalho e, agora, ao Covid. Sim, fui diagnosticado positivo pela primeira vez. Embora o texto tivesse sido escrito logo após O Jantar, o vídeo tomou mais tempo do que o desejado.

Uma palavra final de especial apreço e gratidão para o Irmão e Grão-Mestre Ricardo Tomás, que, uma semana após O Jantar, sabendo da instalação de Internet deficiente e deficitária no quartel-general cordiano, viajou de imediato da Margem Sul para Almeirim e não apenas resolveu o problema, como otimizou todo o serviço. É graças a ele que os posts comemorativos do XVII Aniversário Cordiano finalmente Vos chegam pelo éter como se dançassem.

 

Este blogue é e continuará a ser o meu fiel depositório criativo. 

 

Em 2023, no mesmo sítio, previsivelmente em Março.

 

ASSIM foi. Assim seja.

 

Links para posts análogos dos aniversários anteriores:

Anno I - O Jantar

Anno II - O Jantar

Anno III - O Jantar

Anno IV - O Jantar

Anno V - O Jantar

Anno VI

Anno VII

Anno VIII - O Jantar (ou O Regresso)

Anno IX - O Jantar

Anno X - O Jantar

Anno XI - O Jantar

Anno XII - O Jantar

Anno XIII - O Jantar

Anno XIV - O Jantar

Anno XV

Anno XVI


Legenda aleatória: Rui Pina, João Barroso, Bruno Sardo, Miguel Leão Miranda, Ricardo Girão, Pedro “Piri” Farinha, Carlos Nunes, José Moreno, Nuno “Corado” Quaresma, João Trigo, Rui Jacinto, Rute Gil, Ricardo Tomás, Bruno Tomás, Rute Ferreira, Miguel Pereira, Beatriz Pinto, Joaquim Barbosa, Sofia Damião, Hugo Simões, Ricardo Pinto, César da Silveira e Carolina Pinto. O Clã Franchi-Costa veio, como é já tradição, para nos dar o prazer da sua companhia antes e ao início d'O Jantar. Um especial Abraço aos Confrades e às Consorores que, pela iniquidade da Vida, não puderam marcar presença, mas que estiveram no nosso pensamento.

Etiquetas: , , , , , , ,