terça-feira, abril 26, 2005

NOTA EXPLICATIVA 1 - Lohengrin, Livro Primeiro

Lohengrin:
27 poemas escritos ao longo de dois meses num período particular problemático mas simultaneamente libertador; um renascer traduzido em ponto de viragem.
A música é uma influência se não estilística, criativa. No entanto, nenhum destes textos foi escrito com a intenção de ser musicado. Facto: Em muitos momentos a música acompanhou a escrita. Por vezes deu-lhe pistas, incitou palavras, sons silentes... outras, foi o seu pano de fundo, não menos que uma noite estrelada e profunda, também.
Não pretendendo restringir ou moderar a multiplicidade interpretativa, Lohengrin decorre, inevitavelmente(?!), de uma história de amor, estando vincadas no 3.º poema as características de um primeiro encontro que, coloquemo-lo apenas de forma hipotética, poria fim a um longo relacionamento amoroso anterior. O último poema espelha a desilusão decursiva e assume, em si, a responsabilidade de “fechar o livro”. Sem temática una, Lohengrin reporta-se a uma fase fulcral concreta, complexa e decisiva da vida de Davi Reis.

Etiquetas: ,