sexta-feira, abril 28, 2006

Execução vietcong, Saigão, 1968. Um instante fatal

Perfeitamente "congelado", um instante fatal representativo da brutalidade da Guerra do Vietname, pela objectiva de Eddie Adams. O momento da morte do vietcong catapultou o fotógrafo para a fama vitalícia. A foto da execução às mãos do chefe da polícia vietnamita Tenente Coronel Nguyen Ngoc Loan, ao meio-dia de 1 de Fevereiro de 1968, resistiu ao teste do tempo e à história da Guerra da Indochina, e reafirma hoje a brutalidade do século que passou.

Eddie Adams disse:

«Eu só segui os três ao dirigirem-se até nós, fazendo uma fotografia ocasional. Quando estavam perto - talvez a cinco pés -, os soldados pararam e recuaram. Vi um homem dirigir-se à minha objectiva, pela esquerda. Tirou uma pistola do coldre e levantou-a. Não fazia ideia de que ele iria disparar. Era comum apontar-se uma pistola à cabeça dos prisioneiros durante os interrogatórios. Então, preparei-me para fazer esta foto - a ameaça, o interrogatório. Mas tal não sucedeu. O homem simplesmente puxou a pistola do coldre, levantou-a à cabeça do VC e disparou para a têmpora. Fiz uma foto em simultâneo.»

Nos dias após a foto da execução, os fotógrafos vietnamitas competiram por todo um cenário de horror de ocorrências similares. O fotógrafo da AP Le Ngoc Cung fez uma sequência de partir o coração mostrando um soldado sul-vietnamita partilhando uma sandes e água de um cantil com um prisioneiro vietcong. A última foto mostra como o primeiro matou est' último. Instantes fatais...

Etiquetas: ,

3 Comments:

Blogger RS said...

Um dos documentos fundamentais do século XX, esta foto. Impressionante é ter-se tornado uma espécie de "ícone pop". A reacção das pessoas a esta imagem é já quase nula, de tanta publicidade que teve e de tanto uso à toa, da T-shirt ao panfleto... Sinais dos tempos.

Bom fim-de-semana.
RS

sábado, abril 29, 2006 11:27:00 da manhã  
Blogger Davi Reis said...

Rui, quando o comentário enriquece o post, torna-se mais saboroso. Bom fds e um abraço fraterno.

domingo, abril 30, 2006 12:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

sábado, julho 22, 2006 6:26:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home