quinta-feira, agosto 16, 2007

Inacreditável flop no programa "A Herança", da RTP (parte I)

Está neste preciso momento a ser transmitido na RTP o programa "A Herança". Há minutos, na parte final, reduzidos os concorrentes a dois - no caso, um tal de Pedro e, creio, uma Célia -, Tânia Ribas de Oliveira censurou a pobre Célia por esta ter respondido de modo supostamente errado a uma questão; qualquer coisa como "qual o primeiro nome do escritor russo cujo apelido é Tolstoi".
As respostas possíveis: Ivan, Alexei, Léo (?) e Fyodor. A acanhada Célia respondeu "Léo" com segurança atípica em si mesma e esperou o veredicto. Tânia admoestou-a por ter sido tão rápida a responder, fazendo-lhe crer que se precipitara e que, consequentemente, a resposta estaria errada.

Nesta altura, eu, que olhava de soslaio para a tv, assumi que se tratasse do tradicional bluff plagiado ao Malato, perante a credulidade e a ignorância dos concorrentes, testando a sua certeza na resposta.

Findo o sermão e uma breve descrição de Tolstoi, a boa da Tânia demonstra, sem sombra de dúvida, que a resposta certa é Alexei Tolstoi (!). O público engoliu, o Pedro também, e assim prosseguiu a emissão, com o falhanço vergonhoso da ignorante Célia, que não sabe que o nome de Tolstoi é, no fim de contas, Alexei. O Pedro prosseguiu na sua senda gloriosa da sapiência, chegando sozinho ao final do programa sem ter respondido correctamente a pergunta decente que fosse, ainda que de mãos a abanar.

Etiquetas: , , ,