sexta-feira, dezembro 09, 2005

Eu gosto de benfiquistas de bigode

Não declarando considerar Luís Filipe Vieira (LFV) um exemplo modelar seja do que for - até porque não o conheço senão da televisão -, sinto uma positivididade inexplicável nele enquanto associado ao clube. LFV é, sem dúvida alguma, um verdadeiro benfiquista. Excede-se pelo extâse natural de uma paixão profunda que lhe corre nas veias. Uma religião? Talvez-de-certeza. Ontem, esteve na festa da casa do Benfica de Fafe e reafirmou a natural aspiração de um colosso mundial, um imenso monstro (mas de alegria) adormecido: «Benfica campeão europeu». Imagino as veias dilatadas por debaixo do cachecol vermelho licenciado no pescoço, os perdigotos no bigode, os braços abertos e, como um pregador a tempo gospel, os olhos desfocados, depois estrelas, uma noite escura, e o regresso da visão esvaziando os pulmões, com a plateia conquistada - ou a plateia conquista-o? Isso tem um nome: benfiquismo. No dia seguinte à histórica vitória sobre o Manchester United, conquistar o título europeu até parece plausível. E é mesmo. LFV não só nos diz o que queremos ouvir. Ele diz o que é preciso dizer. Porque acredita.

N' A BOLA online, escreve-se, a certo ponto:

"Perante cerca de um milhar de adeptos, o presidente dos encarnados salientou que «o plantel demonstrou no jogo frente ao Manchester United o que é garra, o que é querer ganhar e cumprir objectivos. Por isso, quando o jogo acabou, não se pensou no próximo adversário, mas sim na certeza de que quem vier será eliminado», salientou. Isto porque Luís Filipe Vieira tem... um sonho: «Gostaria de tornar o Benfica campeão europeu, título que ofereceria a Eusébio.»"
"Deusébio" da Silva Ferreira e Toni "Saudade Be God"
"Deusébio" é mais do que o maior de todos os tempos; mais do que um ídolo; mais do que um exemplo de benfiquismo e do carinho benfiquista para com quem trouxe a águia no peito aberto e verdadeiro; mais do que uma estátua. Bebe? É um estandarte do clube? Não foi para o estrangeiro por causa do Salazar? Tem as mãos pequenas? Não é prolixo? Deusébio é um mito vivo, um verdadeiro imortal. Duncan McLeod senti-lo-ia num raio de quilómetros, mas Deusébio é amigo e a Luz é o seu terreno sagrado. Sabiam que, em Março de 1974, estreou em Lisboa o filme "Eusébio - A Pantera Negra"? Como é que eu nunca vi esse filme?!
Toni fecha o post e o segredo não é apenas o bigode. Talvez até tenha sido por ele que iniciei a empreitada. Toni foi considerado pela imprensa desportiva o futebolista do ano de 1972, mais precisamente a 12 de Fevereiro de 1973; em 1985, com John Mortimore como treinador principal, era parceiro de Eusébio, ambos treinadores-adjuntos; mais tarde, já no comando da equipa, vencia jogo atrás de jogo, sempre com o coração nas mãos, tantas vezes nos últimos 10 minutos, com equipas desequilibradas, que levou a duas finais europeias, venceu campeonatos e foi finalista da taça de Portugal. Porquê? Porque acreditava. Toni exalava benfiquismo numa radiância ultra-sensível e isso existia dentro e fora das quatro linhas. Praticava-se futebol e paixão. Estádios cheios e também algo que, espero, ainda se mantenha: respeito, cordialidade, fraternidade. Curiosamente, foi mesmo o anticristo João Vale e Azevedo quem teve a ideia de, em 1994, despedir Toni, também traído pelo sonho do amigo Artur Jorge, de treinar o Glorioso. Seria bom que Luís Filipe Vieira se lembrasse de Toni, um amigo do peito, do Benfica e da comunidade benfiquista. Ele tem o Benfica na alma. Aliás, "Toni - O Benfica na Alma", é o título de uma biografia da autoria de Palmira Correia. No prefácio, escrito pela pena de Manuel Alegre, grafadas estão estas palavras:
«Ele não é desta selva, é de outro tempo, outra cultura, outra ética. E até de outra estética. A atitude e a inteireza fazem parte de uma espécie de luz que certas pessoas trazem dentro de si. Toni é assim. Ou como dizem os meus filhos: ele é dos nossos.»

Etiquetas: , , , , ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

domingo, maio 21, 2006 11:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

quinta-feira, junho 08, 2006 9:56:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home