sexta-feira, dezembro 08, 2006

Primos/Cousins

O dia 8 de Dezembro é especial. Duas pessoas que estão eternamente no meu coração fazem anos hoje. São eles a minha prima caçula, Inês, também minha afilhada, e o meu mano Ricardo Girão, a quem daqui endereço aquele abraço profundo, uma vez que não poderei estar com ele neste dia.
A Inês pediu-me como prenda de anos apenas algumas palavras que eu pudesse escrever, pensando na infância tão próxima que partilhámos, nas inúmeras horas que somaram dias ao meu colo, adormecida como uma pequena princesa. Tentei escrever-lhe, mas concluí que as palavras não bastavam...
Aproveitando a compra recente que fiz - o gravador Micro BR -, compus-lhe uma música instrumental de pouco mais de um minuto a que chamei "Primos/Cousins". Gravei-a num CD e nele incluí breves palavras. Passo a transcrevê-las, dedicando-lhas daqui, da intemporalidade blogosférica, e acrescento, no final, a música, que se pode ouvir com um simples clique, dedicada igualmente ao meu mano aniversariante Ricardo Girão, que, curiosamente, fez muitas vezes de meu primo, e vice-versa, especialmente quando íamos juntos de férias para o Algarve, e à minha salvadora prima Marta, a mais velha, com quem tenho uma dívida de gratidão que não poderá ser paga no tempo curto desta vida.
Seguem então as palavras para ti, Inês, e a música, para vós três:
Quando as palavras são caras e as ideias simples,
as memórias, tão raras, não merecem palavras
que nos digam o que sempre soubemos.
Que somos primos; que mais sempres seremos;
que juntos desde sempre estivemos e, até sempre,
mesmo longe, juntos viveremos.
Perdura em nós o amor das crianças
que se encontraram no fundo dos olhos.
Porque as palavras não chegam para nós, deixo-vos a música, que "exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende".

Cliquem para ouvir

Etiquetas: , , ,