quinta-feira, março 30, 2006

Tamiflu: a galinha dos ovos de ouro de Rumsfeld

Circula pelas caixas de correio electónico uma mensagem deveras intrigante que coloca num triângulo não amoroso mas bastante rentável o Tamiflu, Donald Rumsfeld (Secretário de Estado da Defesa norte-americano) e a conspiração sob a alimentação do medo pelo desconhecido, no caso, por uma estranha doença ou vírus. Segundo reza o dito mail, a informação foi extraída do editorial da revista DSalud, uma das mais conceituadas revistas mundiais na área da saúde. Ali se comunica que o vírus da gripe das aves foi descoberto há nove anos no Vietname; que, desde então, morreram apenas 100 pessoas em todo o mundo, e que foram os americanos quem propagandeou a eficácia do Tamiflu (antiviral humano) como preventivo – fármaco de cujos cientistas independentes dizem apenas aliviar alguns sintomas da gripe comum, sendo a sua eficácia questionada por grande parte da comunidade científica. Segundo o texto, «perante um suposto vírus mutante como o H5N1, o Tamiflu apenas aliviará alguns sintomas», sendo que, «até ao momento, a gripe das aves afecta apenas as aves». Surpreendentemente, a bomba: Quem comercializa o Tamiflu? Os laboratórios Roche. A quem comprou a Roche, em 1996, a patente do Tamiflu? À Gilead. O presidente da Gilead e accionista maioritário: Donald Rumsfeld. Sabendo-se que o principal ingrediente do Tamiflu é o anis estrelado, aprofunda-se um pouco a investigação e descobre-se que a empresa detentora de 90% da produção da árvore donde o anis resulta é a Roche. Ora, as vendas do Tamiflu passaram de 254 milhões de dólares, em 2004, para mais de mil milhões em 2005. Quantos mais milhões poderá a Roche ganhar nos próximos meses se continuar o contrabando institucionalizado do medo?
Resumindo, os amigos de Bush decidem que o Tamiflu é a solução para uma pandemia que ainda não ocorreu e que causou 100 mortos em nove anos - criam um fármaco que não cura sequer a gripe comum, e um vírus que não afecta o ser humano em condições normais. Rumsfeld vende a patente do Tamiflu à Roche, esta paga-lhe uma verdadeira fortuna, adquire 90% da produção do anis estrelado, e os governos de todo o mundo, terrivelmente ameaçados pela pandemia, compram à Roche quantidades industriais do produto. Somos peões nas mãos destes animais.

Etiquetas: , ,

7 Comments:

Blogger RS said...

Tenho de te falar do meu projecto 91106. Acho que te vai interessar.
;

Um abraço,
RS

sábado, abril 01, 2006 2:13:00 da manhã  
Blogger Davi Reis said...

Estou com as orelhas bem arrebitadas... e ainda a digerir (plain and simple: bater mal) o filme Loose Change. Leituras que já me levaram, vagabundo extasiado, como um burro mirando um palácio, a Pinochet e Allende. 11 de Setembro e 9-11. Duas coisas distintas. Gotcha.

Um abraço

sábado, abril 01, 2006 5:25:00 da manhã  
Blogger RS said...

:)
I'll keep in touch.

Abraço,
RS

sábado, abril 01, 2006 1:59:00 da tarde  
Blogger Nina said...

Eu já tinha lido essa história em outro blog...

Acreditas? =]

sábado, abril 01, 2006 2:24:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Que mais blogues espalhem a notícia.

sábado, abril 01, 2006 4:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

quinta-feira, junho 08, 2006 9:59:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

sábado, julho 22, 2006 6:26:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home