segunda-feira, setembro 18, 2006

Site da RTP publica plágio descarado de texto do Caderno de Corda

Guardei para mim esta pequena angústia durante pouco mais do que uma semana... Como o estimado leitor já terá depreendido, tenho vindo a acompanhar o tema versado no filme "Loose Change" (emitido hoje pela quarta vez em dez dias!), sobre o qual comecei a escrever há cerca de seis meses atrás. Sabendo da transmissão televisiva do documentário na RTP, visitei, na passada semana, a página de Internet da estação para confirmar as horas de emissão, bem como verificar informação complementar. Na verdade, encontrei-a, para meu espanto e desagrado, uma vez que a sinopse não era mais do que uma operação preguiçosa de copy e paste, um plágio descarado (e ainda assim imperfeito) de um texto aqui publicado no dia 8 de Abril deste ano, obviamente, e posto isto, sem qualquer tipo de atribuição autoral. Escrevi imediatamente uma carta utilizando um link para o efeito presente na dita página da RTP dedicada a "Loose Change", e até hoje não obtive qualquer resposta ou satisfação, sendo que a sinopse plagiada permanece online e inalterável. Há minutos escrevi ao Sr. Provedor do Telespectador da RTP, dado o silêncio e desprezo desrespeitosos a que tive direito. Uma vez que não me encontro em casa, onde tenho guardada no meu computador pessoal a primeira carta enviada, publicarei agora apenas aquela missiva enviada há minutos ao Sr. Provedor. Assim possa, tornarei pública a minha primeira nota de insatisfação, que não foi meritória de resposta. Eis o conteúdo da "crítica" da há pouco:


Exmo. Sr. Provedor:

Atentando ao sugerido nas vossas "normas" de publicação, procurarei ser breve e conciso. Antes de iniciar hostilidades, congratulo a RTP pela coragem e independência ao emitir o documentário "Loose Change". O motivo que aqui me traz não é, no entanto, agradável: No dia 8 de Abril deste ano publiquei no blogue Caderno de Corda um comentário ao filme, logo após a sua visualização. O tema, que tenho vindo a acompanhar, levou-me a, sabendo da emissão do filme na RTP, visitar o site da estação para verificar as horas exactas a que seria transmitido, bem como eventual informação adicional. Assim fiz, e qual o meu espanto quando me deparo, num link onde constava a sinopse do filme, com um plágio descarado de excertos do texto por mim redigido, não atribuído autoralmente. Escrevi a quem de direito (julgava eu), utilizando para o efeito o link constante na página dedicada ao filme, que supostamente serve propósitos que tais. Não obtive, até hoje, qualquer resposta ou satisfação, facto que me entristece e surpreende, uma vez que tenho do vosso canal a melhor das imagens. Confio que o Sr. Provedor considerará o motivo do meu desagrado. Passo a disponibilizar-lhe o link directo para o post plagiado, publicado no dia 8 de Abril passado:

http://cadernodecorda.blogspot.com/2006/04/loose-change-um-fino-vu-sobre-verdade.html

Sem mais de momento, despeço-me com consideração,

Davi Reis

Links para as seguintes entradas sobre o tema:

Etiquetas: ,

4 Comments:

Blogger Kaiser said...

Aqui o meu contributo, ora mesmo enviado para os Senhores da RTP:

"Exmos. Senhores,

Tendo tomado conhecimento do uso abusivo de um dos textos do blog Caderno de Corda - do qual sou leitor assíduo, não só, mas também, pela elevada qualidade dos mencionados textos -, não posso deixar de manifestar a minha profunda indignação pelo sucedido.

Pergunto-me se o «autor» da sinopse entende sequer o que copiou: é que lá no meio vem uma palavrinha chamada «Democracia»!

Com os melhores cumprimentos,
César da Silveira"

Um abraço,
Kaiser

segunda-feira, setembro 18, 2006 7:07:00 da tarde  
Blogger Davi Reis said...

Obrigado, mano velho. É muito bom saber-te comigo!

Aquele abraço

segunda-feira, setembro 18, 2006 9:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estamos a falar da RTP... a televisão dos portugueses!
Deveria existir, quase, como exemplo...

Não sei bem como manifestar o meu desagrado por esta situação...


Abraço
fui

quinta-feira, setembro 21, 2006 11:28:00 da manhã  
Blogger Davi Reis said...

:)

O Provedor já existe... resta saber se assume as responsabilidades verdadeiramente incómodas e não "contra-argumentáveis" ou se lá está apenas para inglês ver... Podes manifestar-te. Tens o link para o Provedor e para o comentário ao filme.

Aquele abraço

quinta-feira, setembro 21, 2006 12:21:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home