sexta-feira, janeiro 14, 2011

"Quero Mais" na compilação "Alma Lusa"

Por estranho que pareça, soube há relativamente pouco tempo que uma das canções dos Baby Jane ("Quero Mais") foi editada no decorrer do Verão de 2008 numa compilação de apoio à campanha da Selecção Nacional para o Euro 2008, na Suíça.
Este "Quero Mais" foi gravado nos estúdios Klínika do Som, em Lisboa (2008), e está incluído no EP "História de Um Vinho Azedo", que a banda, apesar da súbita e prolongada ausência, pretende ainda lançar e divulgar.
Com 13 temas, "Alma Lusa" inclui bandas como Delfins, Fonzie, Irmãos Catita, Primitive Reason ou Gilberts Feed Band e está disponível para compra online através deste LINK...

Etiquetas: , , , , , ,

quinta-feira, janeiro 13, 2011

"Até Quando" em estreia absoluta no Caderno de Corda




"Até Quando" é uma daquelas canções difíceis de escrever e de interpretar, o que não é assim tão bom sinal. Aquilo que começou por ser um improviso em LA menor semelhante a algo que os Radiohead fariam transformou-se num tema talvez demasiado melancólico e até algo soturno, impulsionado pela ideia de fazer uma canção que, a certo ponto, fosse orquestral.

A dita orquestra, gravada da forma mais rudimentar possível com um órgão Kawai dos anos 80 meio avariado e sobrevivente a um fogo, cresceu desmesuradamente de uma pequena secção de cordas mal conseguida, em parte devido à má qualidade dos efeitos do órgão, para uma coisa também difícil de descrever e de percepcionar correctamente. De facto, os trechos instrumentais de órgão somam cerca de 22 pistas - 22 interpretações distintas, tocadas com diferentes sons. O somatório, ou, melhor dizendo, a mistura destas mais de 20 pistas de suposta orquestra foi feita fora do Micro BR, como convém, tratando-se este de um mero four-track, mais precisamente no software gratuito Audacity. A isto acresce que eu não sei tocar piano ou órgão...

Ouvindo a canção "Até Quando", acabada de masterizar há minutos, talvez o estimado ouvinte não se aperceba do tempo ali investido, mas foi muito... Essas inúmeras horas, dias, semanas necessárias para que o objecto artístico chegasse a sê-lo, assim como está, para o bem e para o mal, justificam-se pela minha carolice em explorar o lado mais orquestral da composição e da gravação com o Micro BR. A ideia era testar as potencialidades de mais um elemento, ou instrumento, com os singelos meios ao dispor. Tenho alimentado o desejo de um dia explorar outras variantes complementares da composição, nomeadamente pela utilização do software Reason, mas ainda não tenho um teclado midi que o permita... Note-se ainda que nesta música utilizei pela primeira vez a minha nova guitarra electro-acústica Ibañez EWC-30 (cordas de aço), que se pode ouvir mais à direita do espectro sonoro.

Orquestra à parte, "Até Quando" está desde já disponível em duas versões: uma sem orquestra e outra com. Uma recebeu o epíteto de "Nua" e a outra de... "Orquestral". Ambas as versões vão manter-se, até ver, à cabeça de um conjunto de canções e experiências recentes totalmente a solo indexadas no player da minha página do Reverb Nation. O Caderno de Corda serve novamente de suporte para o lançamento (leia-se publicação) de uma canção inédita.

Antes de concluir o post com a inserção da letra de "Até Quando", reforço que esta e as outras gravações disponíveis no player acima foram, à excepção de "Italian Wool" (1999) e "Universo de 1" (2000), inteiramente produzidas, gravadas, masterizadas, produzidas, you name it, no minúsculo four-track da Boss chamado Micro BR. As limitações são inúmeras se compararmos este sistema ao de um estúdio caseiro muito modesto. Para melhor audição, aconselha-se o uso de headphones.

Todas as canções originais deste player estão disponíveis para download gratuito.

Clique em "download".

* Até Quando - letra *

Sobre o dia a noite negra cai

Como a vida a morte certa tem

Nos beijos de despedida...

.

À deriva um corpo de outro sai

Para a vida não é preciso mais

Que o impulso da partida...

.

Ser ou ter

Ser ou não ser

Até quando?

.

A cada acto um contra-acto

- Causa-efeito -

Deus está muito ocupado...

.

Nós só temos

Se queremos

Assim tanto

E portanto

Merecemos

O que temos

"Vaissandando"

Até quando?

.

Ser ou ter

Ser ou não ser

Até quando?

Etiquetas: ,